CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Teatro

IFF marca presença em seminário nacional realizado na Bahia

por Nicoly Pacheco/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/07/2025 17h13, última modificação 15/07/2025 10h43
Colaboradores: Nicoly Pacheco é estudante do Curso de Licenciatura em Letras e bolsista do projeto Vivência do texto na Ascom - Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico.
Integrantes do Coletivo Artístico Saravá e da Licenciatura em Teatro do IFFluminense apresentaram trabalhos acadêmicos.
Seminário

A professora Alissan, de saia verde, e estudantes do IFFluminense durante o evento. (Foto: Divulgação).

   O I Seminário de Pedagogias Teatrais Negrorreferenciadas foi realizado de 9 a 11 de julho, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento teve financiamento do Ministério da Igualdade Racial e surgiu a partir da necessidade dos cursos de licenciatura em Teatro reformularem seus currículos para abrangência do ensino da cultura Afro-Brasileira e Africana e a cultura Indígena, como prevêem as leis 10.639 e 11.645. Dos estudantes selecionados para participarem do Seminário, quatro puderam comparecer ao evento: Caio Omar, Flávia Alves, Naiana Vianna e a egressa Michele Pereira.

   Michele compartilhou sua pesquisa de conclusão de curso, que investiga as relações étnico-raciais por meio de uma performance desenvolvida durante um ano junto à comunidade do Instituto, como integrante do Coletivo Artístico Saravá. Caio apresentou um estudo desenvolvido no projeto Navegando na Poesia da Associação Raízes, vinculado à disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Teatro, que aborda as diversidades culturais e étnico-raciais, também sob orientação do Coletivo.

   Já Flávia Alves articulou sua experiência como atriz no Recife com as vivências práticas no projeto Oxibatá, relacionando-as às reflexões que pretende desenvolver em seu TCC a partir de elementos do maracatu, o uso das saias e dos pés na terra, traçando uma relação entre os figurinos e os movimentos. Naiana que já defendeu o TCC, apresentou o trabalho na comunicação oral, seu tema fala sobre experiências performativas compartilhadas entre os alunos da licenciatura com base na forma como as forças da natureza são tratadas na cultura afro-brasileira.

   A professora Alissan destaca a importância da participação dos estudantes do IFFluminense  pois é "valioso" ver "os alunos percebendo o quanto eles sabem". Um momento em que "as referências do campo do teatro sobre as relações étnicos-raciais estiveram presentes, como os professores Gustavo Melo, Alexandra Dumas, Tássio Ferreira, Emerson de Paula e Evani Tavares fazendo exposições onde os alunos (do IFF) percebem o alinhamento dessas perspectivas inovadoras. Nós estamos caminhando em consonância com o que esses profissionais têm desenvolvido em diferentes regiões do país``.

A professora Alissan, de saia verde, e estudantes do IFFluminense durante o evento. (Foto: Divulgação).