Notícias
OBMEP
IFF sedia pela primeira vez entrega regional de medalhas e menções honrosas
O diretor geral, Carlos Alberto, o coordenador da PIC, Alex Cabral, estudantes premiados e o coordenador regional da OBPMEP, Marcelo Correa.
A cerimônia promoveu um encontro de amantes da Matemática oriundos de escolas públicas de Campos, São Fidélis São João da Barra e de várias escolas particulares de Campos. Diretores de escolas, professores e familiares compareceram ao evento que marca a entrega de medalhas e menções honrosas aos premiados na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e também das privadas.
O coordenador de aplicação da OBMEP regional, Marcelo Correa, disse que a Olimpíada "é uma valorização e investimento nos nosso alunos". Ele destacou o trabalho do professor Alex Cabral, coordenador da 3ª regional fluminense do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), sediado no Campus Campos Centro.
Em sua mensagem para os participantes, o diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, disse que abraçou "a causa a partir de 2016 por entender a importância dos objetivos" da Olimpíada. Depois de citar o crescimento das premiações para estudantes do Campos Centro nos últimos anos, disse estar orgulhoso do trabalho de professores e alunos. Carlos Alberto citou o caso do estudante João Pedro Marciano, medalhista de ouro em 2018 e que atualmente estuda na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, tendo sido contemplado com uma bolsa de R$ 2 mil mensais.
A estudante de Engenharia da Computação no campus e professora de Matemática da rede estadual em Bom Jesus do Itabapoana Hyasmim Boechat falou como uma das pioneiras da região na OBMEP. Ela foi medalhista de bronze em 2012 e ouro em 2014. Em seu depoimento, destacou a importância da educação e da Olimpíada. "A OBMEP é uma oportunidade. Através dela consegui várias outras coisas na vida. Abriu um leque de oportunidades. Elas estão aí. A OBMEP oferece bolsas, incentiva a estudar. Aproveitem as oportunidades!", recomendou.
Premiados - Estudantes de diferentes campi do Instituto Federal Fluminense (IFF) que receberam a Menção Honrosa falaram sobre a importância que a premiação tem em seus projetos. Para Brenda Coelho, aluna do Campus Campos Centro, "a educação é um caminho para tudo e o reconhecimento do nosso campus e do nosso trabalho é excelente".
Rodolfo Rodrigues Rangel, do IFF de São João da Barra, disse tratar-se de "mais um incentivo nos estudos de Matemática, com que eu me identifico bastante. É uma ótima oportunidade para o pessoal que participou". Estudante de Eletrônica no Campus Campos Guarus, Edvander Sperber Silva disse que "é muito legal, porque isso mostra o resultado do esforço que a gente tem a cada dia. Eu gosto muito de Matemática e isso acaba me incentivando também".
Estudantes do campus premiados na OBMEP 2018