CAMPUS CAMPOS CENTRO

Internacional

Institutos federais e parceiros se unem em projeto de inovação, tecnologia e educação

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/03/2024 18h40, última modificação 13/03/2024 12h11
Iniciativa tem entre seus objetivos oferecer a países africanos, projetos bem-sucedidos na educação profissional e tecnológica.
Marco de Inovação

O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou importância da inovação e da sustentabilidade (Foto: Antonio Barros/Ascom).

A discussão iniciou em 2019 e foi uma das vítimas da pandemia de Covid-19, mas agora está se concretizando com o trabalho conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), seis institutos federais e várias instituições nacionais e europeias, além de empresas parceiras. O projeto teve seu lançamento oficial em 23 de janeiro de 2024. No plano internacional, um dos objetivos é oferecer a países africanos, como Angola, Moçambique e Guiné Bissau, projetos bem-sucedidos dos institutos. "É um sonho que vem se realizando a partir de 2019. O governo brasileiro, tomou o projeto pra si, junto com a Unesco, com financiamento nacional", explica o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo.

Nesta segunda-feira, 11 de março, foi iniciado o workshop “Marco de Inovação TVET: Promovendo a excelência no Brasil”, que se estenderá até a sexta-feira, 15 de março, no Campus Campos Centro do Instituto. Nessa primeira etapa, busca-se  capacitar as instituições, num marco de inovação tecnológica. "Esse é um processo que não cabe em uma semana, uma semana é apenas um primeiro contato", observa Jefferson. O workshop é conduzido pelo gerente do Projeto UNEVOC, Dionisio Parise, e é coordenado no Brasil pelo diretor do Polo de Inovação Tecnológica do Instituto, Leonardo Oliveira Tavares.

O novo reitor do IFF, o professor Victor Saraiva, que tomará posse em abril, também participou da abertura do workshop, destacando em sua fala, o papel do Instituto: "O que temos de fazer é aproveitar os bons exemplos e sermos executores das boas políticas públicas governamentais, é pra isso que estamos aqui, no nosso território, é para isso que os institutos federais existem e é assim que vamos continuar aqui no Instituto Federal Fluminense".

Compromissos - O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro e vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Rafael Almada, participou remotamente e fez uma defesa do envolvimento dos institutos em parcerias internacionais do Brasil: "O olhar para a internacionalização mudou e amadureceu nesse longo período. Essa internacionalização tem de ser de mão dupla, ela tem de gerar novos produtos e novas possibilidades de a gente fazer parceria com outros países", destacou. Ele entende que a contribuição de institutos de diferentes regiões "mostra que a rede tem esse compromisso com o desenvolvimento, gerando novos produtos e serviços para que possamos, de forma integrada, alinhar o mundo do trabalho com o dia a dia das nossas instituições".

O novo diretor do Campos Centro do IFF, Carlos Augusto Boynard, que também tomará posse em abril, ressaltou a participação na coordenação do projeto, pelo campus, da Coordenadora de Planejamento da Diretoria de Gestão Acadêmica e Planejamento, Camila Mendonça Romero Sales e da coordenadora da Coordenação de Apoio ao Estudante, Alessandra Asmar de Freitas. "Quando Leonardo conversou comigo ele disse: é tão importante, que a gente precisa colocar pessoas que estejam comprometidas com o que nós esperamos. A gente sabe que para ser comprometido, não basta estar presente. Fiquei muito feliz com a indicação das colegas", destacou Boynard, manifestando ainda seu desejo "de que hoje a gente possa celebrar o início de um grande projeto. Contem sempre com o Campos Centro!".

Cases - Conduzido por Leonardo e Dionisio, o workshop reservou um momento especial para apresentação de empresas e instituições parceiras do IFFluminense. Entre elas, as empresas Expresso Predileta, Morumbi e a Obra do Salvador. O empresário Ricardo de Barros Tostes, da Predileta, apresentou a startup SIGHIR, que desenvolveu um detector de álcool com o apoio de pesquisadores e alunos bolsistas do IFF. O equipamento tem potencial para concorrer no mercado, visando evitar os enormes prejuízos que o setor de transportes tem com o problema da perigosa associação entre a ingesta de álcool e a condução de veículos.

Veja outras fotos

O reitor eleito do Instituto, Vitor Saraiva, recebe as boas-vindas do professor Leonardo Tavares (Foto: Antonio Barros/Ascom).

O futuro reitor, Victor Saraiva, recebe o agradecimento do coordenador do projeto no Brasil, o professor Leonardo Tavares (Foto: Antonio Barros/Ascom)

O diretor eleito do Campos Centro, Carlos Augusto Boynard, é apresentado pelo coordenador do projeto, Leonardo Tavares (Foto: Diomarcelo Pessanha/Núcleo de Imagens do IFF).

O empresário Ricardo de Barros Tostes apresentou projeto de sua startup SIGHIR (Foto: Antonio Barros/Ascom).

O gerente do Projeto Unevoc, da Unesco, Dionisio Parise (Foto: Antonio Barros/Ascom).

O gerente do Projeto UNEVOC, Dionisio Parise (Foto: Antonio Barros/Ascom).