CAMPUS CAMPOS CENTRO

Laboratórios de engenharias do IFF Campos Centro recebem novos computadores

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/02/2023 09h50, última modificação 17/02/2023 09h56
As máquinas foram instaladas nas salas 104 e 105 do Bloco F.
Engenharias

Os computadores estão recebendo programas específicos para os cursos (Foto: Márcia Valéria da Silva/Ascom).

Os novos computadores têm configuração compatível com os programas trabalhados em aulas das diversas engenharias. As salas deverão ser usadas por alunos e professores das engenharias Mecânica, Elétrica, de Controle e Automação e da Computação. Recorrendo a edital específico, a Diretoria de Ensino dos Cursos Tecnológicos e de Bacharelados viabilizou a aquisição de 44 novos computadores.

De acordo com a diretoria, nos laboratórios com a nova estrutura os estudantes "poderão aprimorar seus conhecimentos, desenvolver trabalhos individuais e em grupo, conduzir suas pesquisas, fazer programação e inclusive trabalhos de conclusão de curso".

Emerson Cardoso da Silva, aluno do 3º período de Engenharia Mecânica avalia que "está sendo muito bom. Os antigos computadores estavam apresentando muitos problemas. Eram muitos alunos sem máquina para poder estudar, então, tínhamos que compartilhar o computador. Nós também compartilhávamos com alunos de outros cursos, com isso, o computador travava e perdíamos arquivos, às vezes".

Seu colega Maycon Carvalho detalha que "como antes nós dividíamos as máquinas com outros alunos, elas ficavam pesadas, com muitos softwares e arquivos. Aqui está tendo prioridade pra gente. As máquinas são melhores e rodam os softwares tranquilamente. Em outros laboratórios haviam, mesmo, muitas dificuldades. Agora, as expectativas são as melhores".

Robustos - O professor Luilcio Silva, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, lembra que é comum as engenharias usarem softwares simuladores e de análise de sistema. "Temos software de análise de sistema elétrico, o mesmo usado pelas grandes universidades tipo UFRJ e CEPEL e softwares que executam modelagem matemática de uma linha de distribuição, transmissão, etc. Será muito útil para a engenharia Elétrica".

As novas máquinas suportam programas e softwares mais atuais e robustos, o que na visão dos docentes torna o aprendizado muito mais significativo e abrangente. A professora Valquiria Soares Azevedo destaca o fato de os computadores suportarem "até arquivos mais pesados e continuarem ágeis na hora de usá-los"

O diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados, Leonardo Carneiro Sardinha, também ressalta os benefícios que os laboratórios passam a apresentar:

- A chegada destes novos equipamentos, com configuração atualizada, além de dar um maior aparelhamento na dimensão da Infraestrutura dos cursos, permite aos alunos terem um espaço onde todas as engenharias podem desenvolver ações conjuntas de trabalho e de pesquisa, como por exemplo: As equipes de robótica, do barco solar, do carro elétrico, dentre outras. Tudo num único espaço educativo, permitindo uma interação mais sólida e efetiva entre nossos alunos - comenta Sardinha.