CAMPUS CAMPOS CENTRO

Maquete do Solar da Baronesa em destaque

por admin publicado 23/05/2013 13h51, última modificação 15/12/2017 13h54
Mais de dez maquetes, confeccionadas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Campos-Centro, podem ser visitadas no Espaço Raul Linhares.

Criatividade e riqueza de detalhes chamam a atenção na exposição de maquetes “Processos Criativos” realizada durante a 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, que teve início no último dia 20 e segue até o dia 24 de maio de 2013, no Espaço Raul Linhares do campus Campos-Centro.

Confeccionadas pelos estudantes do curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Campos-Centro, as maquetes retratam prédios e cidades. Todas perfeitamente construídas, mas entre elas, uma está em lugar de destaque, uma réplica em miniatura do Solar da Baronesa.

“Esta peça é o coroamento de um grande trabalho e é um presente do curso de Arquitetura ao Instituto Federal Fluminense”, destacou a professora Catharina Queiroz. O Solar, que fica situado na BR 356 Campos-Itaperuna, é foco de um projeto de restauração, através de uma parceria entre o IFF e o IPHAN.

A autora da maquete, a aluna Anne Merlim, do 6º período, conta que recebeu o convite dos professores Luciano Falcão e Catharina Queiroz. É monitora de plástica e maquetaria do curso. “Gosto especialmente de fazer maquetes, então, aceitei o convite. O processo de construção demorou cerca de duas semanas e trabalhei no meu ateliê, em casa mesmo, a maior parte do tempo”, disse.

Sobre o processo de construção, Anne conta que já tinha feito uma visita ao Solar da Baronesa e que colegas de curso forneceram as informações necessárias para o desenvolvimento da maquete.

“Considero o resultado muito importante para o IFF e, especialmente, para o curso de Arquitetura, uma vez que, através de uma maquete física, podemos tornar o projeto palpável e visual para um público maior”, destacou.

Maquete Solar da Baronesa 3

Além das maquetes, quem visitar a exposição poderá apreciar objetos feitos a partir de materiais reciclados como um lustre confeccionado com engrenagens de bicicleta e um quadro construído a partir de peças de teclado de computador, este, inclusive, já recebeu até oferta de compra, contou com humor a professora Catharina.

A exposição é o resultado de disciplinas específicas do curso. As maquetes de “Projeto Arquitetônico 2” foram feitas por alunos do 4º período. Já as maquetes que compõem o conjunto chamado de “Cidades Invisíveis” foram produzidas pelos alunos do 1º período, a partir da disciplina de “Plástica 1”.

Saiba Mais: No início de 2013, o Instituto Federal Fluminense e o IPHAN assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando à implementação de núcleos do “Projeto Gestão Integrada do Patrimônio” nos municípios da Região. O Núcleo Regional Campos dos Goytacazes vai trabalhar para o fortalecimento e ampliação das ações do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do IFF e a Elaboração do Projeto de Restauração do Solar da Baronesa. Existe a intenção, por parte da Reitoria do IFF, de ocupar o Solar para desenvolver projetos ligados à arte e à cultura, entretanto, estão sendo realizados estudos jurídicos e técnicos para verificar a viabilidade da utilização do espaço que, atualmente, pertence à Academia Brasileira de Letras. Saiba mais AQUI.

Para fomentar a ideia, um concurso de projetos com propostas para a utilização do Solar da Baronesa pelo IFF foi realizado entre todos os estudantes de Arquitetura. Cinco serão premiados com um leitor de livro digital e os três melhores farão uma apresentação durante o encerramento da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, nesta sexta-feira, 24 de maio, às 19h, no campus Campos-Centro.

Maquete Solar da Baronesa