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Meninas Digitais do Norte Fluminense iniciam primeira atividade acadêmica internacional

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/02/2024 10h10, última modificação 26/02/2024 12h13
Após conquistarem vaga em edital de instituição inglesa, elas produzem vídeo para professores e estudantes da instituição estrangeira.
Meninas Digitais

A professora Aline (E) agradeceu o apoio da Direção-Geral, das diretorias de Extensão e Assistência Estudantil que colaboram com o projeto (Foto: Antonio Barros/Ascom).

   Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, parte da equipe do programa Meninas Digitais, desenvolvido no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense, gravou o primeiro conteúdo específico destinado às estudantes inglesas (brasileiras também), como parte inicial da parceria conquistada pelo Meninas com uma instituição de ensino superior britânico. A oportunidade foi descoberta pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, que tomou conhecimento do edital.

   De acordo com a professora Aline Pires Vasconcelos, fundadora junto com a professora Simone Vasconcelos Silva do Meninas Digitais do Norte Fluminense, o reitor viu a possibilidade no Consulado Britânico de incluir o projeto no campo da inclusão feminina. Para concorrer ao edital, era necessário que o projeto estivesse vinculado a uma instituição de ensino superior do Brasil. "Temos até um agradecimento grande a fazer ao reitor", observa Aline. 

   A iniciativa é financiada pelo Consulado e viabilizada por meio do Burton and South Derbyshire College, junto às professoras Ann Holland e Katy Broomfield. Nesse primeiro momento, foi criado um canal no Youtube, com apoio da servidora mestranda do IFF Miriam Manhães e da aluna do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Júlia Nunes. Nele estão conteúdos do Meninas Digitais, como palestras, workshops e cursos - com legendas em Inglês. "O objetivo é que nossas ações alcancem alunas do Instituto Federal e do Brasil de forma geral e alunas da Inglaterra, prioritariamente da graduação, mas também do ensino médio e últimos anos do ensino fundamental", detalha Aline. 

   Interesse - A professora Simone enfatiza que é importante destacar que "é um edital internacional, aberto a todas as instituições do Brasil e a diversos países. Pelo edital, era restrito a um projeto por país". A Capes e o CNPq se mobilizaram realizando workshops para auxiliar as instituições. Simone fala no vídeo sobre a importância do Meninas para a inserção das mulheres no chamado STEM. A sigla na língua inglesa refere-se às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. "Pelo tempo que a gente vem trabalhando no projeto, um ano e meio, vimos muitas mudanças e como as mulheres se interessam pela área e querem participar. As mulheres estão procurando o seu espaço nessas áreas, disse Simone". 

   Servidoras do campus e bolsistas falaram sobre a participação no projeto (Foto: Antonio Barros/Ascom).

Bolsistas e servidoras do campus falaram sobre a participação no projeto (Foto: Antonio Barros/Ascom).

A estudante de Sistemas de Informações Isabela Severiano Figueiredo de Souza é um exemplo desse interesse e também deixou seu depoimento no vídeo produzido pelo servidor Diomarcelo Pessanha, do Núcleo de Imagens do IFF: "Fico muito feliz em participar desse projeto, porque é muito bom ver meninas se incluindo nessa área".   

Elas no Instagram

Veja AQUI outras informações sobre Meninas Digitais do Norte Fluminense.