CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias abre seleção com 19 vagas

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/04/2024 17h38, última modificação 17/04/2024 11h19
As inscrições online estão abertas até 6 de junho. Há reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e pessoa com deficiência.
Processo seletivo do mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias

As inscrições estão abertas até 6 de junho. Arte: Raphaella Cordeiro (Ascom Centro). Foto: Divulgação

O curso de Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, abriu processo seletivo com 19 vagas. As inscrições online poderão ser realizadas até 6 de junho AQUI.

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) possui duas linhas de pesquisas: Tecnologia, concepção e análise e Tecnologia, gestão e produção. Segundo o edital, 11 vagas serão destinadas à primeira, e oito, à segunda linha de pesquisa.

Após realizar o cadastro da inscrição, o candidato deverá preencher um questionário socioeconômico e imprimir o boleto de pagamento no valor de R$ 60 que deverá ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil.

A seleção terá quatro etapas: prova de conhecimentos específicos, análise da documentação solicitada no edital, a avaliação do currículo do candidato e, para fechar, a arguição oral.

O coordenador do curso de mestrado Luciano Falcão destacou que a inovação do edital deste ano foi a citação dos temas das dissertações já defendidas no programa a fim de ajudar o candidato a formatar as suas propostas de estudo.

“As pesquisas desenvolvidas, como pode se perceber no anexo, são propostas, em sua maioria, a partir da observação de problemas locais e regionais. Com o método científico, o pesquisador se envolve com um tema, e contribui com soluções que podem ser adotadas pela gestão pública ou por outros pesquisadores, numa construção coletiva de soluções para desenvolvermos cidades mais justas e sustentáveis”, explica.

O resultado final da seleção será divulgado no Portal Seleções do IFF no dia 3 de setembro. No edital, há o cronograma de todas as etapas.

Reserva de vagas — A seleção vai reservar até 30% das vagas para quem se autodeclarar, no ato da inscrição, pessoa negra (pretos e pardos), indígena ou pessoa com deficiência. A medida atende à Resolução nº 23/2022 aprovada pelo Conselho Superior do IFF, publicada em 9 de maio de 2022.

A autodeclaração de pessoa negra deverá atender aos critérios de raça, cor e etnia estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O candidato, se aprovado, vai passar por uma entrevista com a Comissão de Heteroidentificação da Pós-graduação do IFFluminense.

Os candidatos que optarem pela reserva de vagas de indígena deverão encaminhar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida por liderança local de grupo de indígena, reconhecida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para o e-mail mpaut.selecao.centro@iff.edu.br .

Já os que autodeclararem pessoa com deficiência deverão encaminhar também pelo e-mail o laudo médico com as informações sobre o grau ou nível da deficiência com o respectivo código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Greve — Embora os servidores do IFF Campos Centro tenham aderido à greve nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe IF Fluminense), que começará a partir do dia 17 de abril na unidade, os cursos de pós-graduação foram considerados serviços essenciais em comum acordo com o comando de greve e a direção-geral do campus. O cronograma da seleção do PPGAU está mantido. As aulas do programa vão acontecer de forma presencial, de acordo com o futuro diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus, Pedro Castelo Branco.

Os servidores da rede federal de educação reivindicam recomposição orçamentária dos institutos federais, reestruturação das carreiras, correção salarial para repor as perdas inflacionárias dos últimos 8 anos, equidade no valor dos benefícios pagos aos cargos dos Poderes Judiciário e Legislativo e a revogação de atos normativos publicados por governos anteriores que ferem a autonomia do serviço público.