CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudantes

Micródromo do IFF Campus Campos Centro prepara inovações para melhorar atendimento

por Márcia Valéria da Silva/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/03/2023 19h38, última modificação 13/03/2023 14h51
Colaboradores: Márcia Valeria da Silva é bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom com Bolsa de, Desenvolvimento Acadêmico e Apóio Tecnológico
Espaço, dotado de computadores para acesso à internet e impressão, atende a cerca de mil estudantes por dia.
Micródromo do IFF Campos Centro

Estudantes têm acesso à internet e impressão, entre outros serviços (Foto: Amanda Corrêa Campos/Ascom).

Os trabalhos na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) não param e prometem inovações para o Micródromo. Uma delas é um software que trará mais autonomia para os usuários e já tem sua etapa inicial em funcionamento. De acordo com servidor Cláudio Luiz, desenvolvedor de softwares da diretoria, o programa permitirá que o aluno passe a carteira de estudante num leitor de código de barras e visualize, numa listagem em um monitor de televisão, as indicações de atendimentos, como máquinas disponíveis e outras informações.

O programa dispensa um operador para esta atividade, mesmo assim, o local continuará a ter um atendente para auxiliar o aluno. Cada usuário pode ficar até duas horas numa mesma máquina e, sendo possível, renovar esse tempo. A previsão é que o serviço entre em operação nos próximos meses.

O Micródromo do IFF Campus Campos Centro tem cerca de 41 computadores, atendendo a aproximadamente 800 alunos por dia, de 9h às 21 h. O setor contará com mais uma inovação tecnológica até o final do ano. Servidores e bolsistas do T. I. vem trabalhando num aplicativo que permitirá ao aluno acessar, o Micródromo sem sair de casa e, de lá, adiantar algo que será possível fazer com o programa.

Para o aluno Ângelo Gonçalves, do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, o Micródromo "dá oportunidade de os alunos do IFF fazerem muitos trabalhos e pesquisas, principalmente, para quem não tem computador em casa. Eu penso que o novo sistema (software) pode ajudar, sim."

Por sua vez, o estudante do Curso Técnico de Edificações, Carlos Daniel Barreto Correia espera melhorias no atendimento prestado. Ele reforça que o setor "ajuda muito os alunos. Ainda mais os que mal têm acesso aos computadores em casa. Eles podem imprimir os seus trabalhos. Eu acredito que, com a inovação, levará mais agilidade ao setor e ganho de tempo para o aluno, menos filas".