CAMPUS CAMPOS CENTRO

Necessidades Especiais

Napnee compartilha práticas inclusivas com equipe do IF Sudeste de Minas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/08/2018 19h41, última modificação 09/08/2018 20h50
Com longa trajetória em atividades de assistência a estudantes com necessidades especiais, o setor deve ajudar em áreas como a geometria analítica.
Visita ao Napnee

Karina Machado, Sirley Brandão, Diego Augusto, Gabriela Leite e o diretor de Assuntos Estudantis do Campos Centro, Carlos Augusto Boynard (Foto: Rakenne Braga)

Dois servidores e dois bolsistas do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora (IF Sudeste MG) foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Campus Campos Centro. Nos últimos três anos, o NAI passou a contar com uma equipe multiprofissional estendendo suas possibilidades de atendimentos a estudantes.

Conhecedores do trabalho desenvolvido no Campos Centro, os profissionais do Instituto mineiro têm interesse em conhecer práticas relativas a adaptações curriculares. Atualmente, dois estudantes com limitações visuais do IF Sudeste MG precisam de adaptação para estudar disciplinas de Engenharia de Mecatrônica e Bacharelado em Sistemas de Informação.

Outra área ainda em início de atividades é a de geometria analítica. No Napnee, a equipe pode conhecer peças feitas com materiais como isopor e linha de crochê que oferecem aos deficientes visuais uma percepção das formas e consequente assimilação das expressões matemáticas geradas em diferentes figuras.

De acordo com a coordenadora do NAI, Ilza Netto, na forma de atendimento ainda há dúvidas. O setor atende atualmente a cerca de 14 alunos e há necessidade de dupla comunicação com a família e os docentes. Além de Ilza foram recebidos pela coordenadora do Napnee, Sirley Brandão, a servidora Gabriela Santos Leite e os bolsistas Karina Machado e Diego Augusto, ambos estudantes do Curso de Bacharelado de Engenharia Mecatrônica.