Notícias
Necessidades Especiais
Napnee compartilha práticas inclusivas com equipe do IF Sudeste de Minas
Karina Machado, Sirley Brandão, Diego Augusto, Gabriela Leite e o diretor de Assuntos Estudantis do Campos Centro, Carlos Augusto Boynard (Foto: Rakenne Braga)
Dois servidores e dois bolsistas do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora (IF Sudeste MG) foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Campus Campos Centro. Nos últimos três anos, o NAI passou a contar com uma equipe multiprofissional estendendo suas possibilidades de atendimentos a estudantes.
Conhecedores do trabalho desenvolvido no Campos Centro, os profissionais do Instituto mineiro têm interesse em conhecer práticas relativas a adaptações curriculares. Atualmente, dois estudantes com limitações visuais do IF Sudeste MG precisam de adaptação para estudar disciplinas de Engenharia de Mecatrônica e Bacharelado em Sistemas de Informação.
Outra área ainda em início de atividades é a de geometria analítica. No Napnee, a equipe pode conhecer peças feitas com materiais como isopor e linha de crochê que oferecem aos deficientes visuais uma percepção das formas e consequente assimilação das expressões matemáticas geradas em diferentes figuras.
De acordo com a coordenadora do NAI, Ilza Netto, na forma de atendimento ainda há dúvidas. O setor atende atualmente a cerca de 14 alunos e há necessidade de dupla comunicação com a família e os docentes. Além de Ilza foram recebidos pela coordenadora do Napnee, Sirley Brandão, a servidora Gabriela Santos Leite e os bolsistas Karina Machado e Diego Augusto, ambos estudantes do Curso de Bacharelado de Engenharia Mecatrônica.