CAMPUS CAMPOS CENTRO

Alunos

Novo sistema de acesso ao IFF Campus Centro foi desenvolvido por servidores e bolsistas

por Maria Luíza Monteiro/Comunicação Social do Campus Campos publicado 20/04/2023 12h04, última modificação 24/04/2023 10h40
Colaboradores: Maria Luíza é bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom com Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico
Equipamento e programa de funcionamento estão em fase de teste.
Infraestrutura

A manutenção das catracas de acesso dos estudantes ao campus tornou-se mais rápida (Foto: Amanda Corrêa/Ascom)

O desenvolvimento do sistema começou antes da pandemia do Corona Vírus. Motivados pela dificuldade e insatisfação com o serviço que estava sendo prestado pela empresa que havia sido contratada para cuidar do acesso à unidade, servidores da diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), e bolsistas do setor, começaram a projetar um sistema que além de auxiliar na segurança do Campos Centro, possibilita a diminuição de custo na manutenção.

O controle de acesso, chamado no campus de catracas, é composto por três partes: mecânica, automação e lógica (programa). O programa antigo era muito limitado e quando precisava de alteração havia um custo alto a ser pago, havia muito defeito na parte mecânica e o tempo de espera para o conserto era longo, já que a empresa responsável pela manutenção era em São Paulo. Logo, surgiu a ideia de que o próprio Campus trabalhasse para que houvesse uma forma de solucionar os problemas enfrentados.

Facilidade - Marcelo Abreu, diretor da DTIC, destaca a autonomia conquistada com a intervenção: “A vantagem da nova catraca é ter o total domínio do sistema, ela funciona de uma forma para entrar e sair, funciona de forma diferente no refeitório, o dia que o aluno vai jantar, almoçar, lanchar e funciona de outra forma para os visitantes. Essa é uma facilidade que temos, podemos alterar a qualquer momento.”

Atualmente no Campus há cinco catracas funcionando nesse sistema. A montagem das mesmas foi feita de forma colaborativa entre os servidores e muitas peças foram compradas a partir de contribuição pessoal de alguns dos envolvidos no projeto.

A servidora Isadora Lopes Barbosa Vasconcellos, foi a precursora na criação do sistema e auxiliou no processo de desenvolvimento do início ao fim. Já o servidor Revair Lourenço, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, ao lado dos alunos do projeto Goytaborgs. Seu colega de setor, o servidor Claudio Luiz e alunos do projeto do carro elétrico auxiliaram na criação de um circuito que consegue informar o horário de entrada e saída dos alunos.