CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Elas

Dia Internacional da Mulher tem iniciativas de servidores e estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/03/2018 19h19, última modificação 09/03/2018 17h55
Napbem, Nugedis, Curso de Licenciatura em Teatro e Diretoria de Gestão de Pessoas idealizaram atividades.
Dia Internacional da Mulher

Estudantes participam de aula multidisciplinar nos Pilotis.

Os servidores do Campus Campos Centro iniciaram o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com a leitura de uma mensagem do Núcleo de Apoio e Bem-Estar (Napbem) inserida na rede interna de computadores. Um cartão digital também chegou pelo e-mail institucional. Na terça-feira, 13/03, às 15 horas, a Diretoria de Gestão de Pessoas vai organizar um lanche para as servidoras. "Temos a honra de parabenizar cada mulher que com jeito peculiar de
ser, faz a diferença no seu fazer acontecer dentro de nossa instituição", destaca a diretora de Gestão de Pessoas Mônica Chagas. 

Outras duas iniciativas fizeram referência à data: a intervenção Nugedis 8M e uma aula interdisciplinar do Grupo Experimental de Dança do Instituto Federal Fluminense. O Nugedis e seus parceiros instalaram painéis para recolher relatos ou palavras de incentivo e expuseram imagens do cronômetro da violência no Brasil, do Instituto Maria da Penha. Em alusão aos casos de violência sexual e assédio, foi montado um varal com peças do vestuário feminino a fim de destacar a liberdade de se vestir como desejar e não ser vítima de abusadores. 

No varal foram mostradas peças de roupas na cor roxa ou lilás, que simboliza a luta feminista, mas também para lembrar a cor das marcas no corpo. A intervenção Nugedis 8M contou também com a exibição de vídeo produzido pelo canal GNT que traz a reação de pessoas ao ouvir pedidos de socorro, através de uma parceria com a polícia, que cedeu os áudios.

Exercício cênico - O Grupo Experimental de Dança, coordenado pela professora Tatiana Oliveira, realizou pela manhã uma aula interdisciplinar, que contou com alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Teatro.

O trabalho de contato físico e visual entre os participantes teve o objetivo de retirar o corpo do senso comum e causar empatia e impacto. Os participantes e espectadores foram afetados ao se mostrar o corpo, não como uma máquina, mas como um organismo humano que tem limites, sensibilidade.

Dia Internacional da Mulher