CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

2025.1

O esforço, as renúncias e a gratidão: estudantes relembram a trajetória até a formatura

por Vitor Carletti | Assessoria de Comunicação do Campus Campos Centro publicado 05/12/2025 12h04, última modificação 05/12/2025 12h04
Estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFF Campos Centro receberam os diplomas em cerimônias realizadas na Concha Acústica.
Formatura 2025.1

Formandos da Licenciatura em Teatro com a professora Raquel Fernandes, que foi paraninfa da turma.Fotos: Vitor Carletti | Ascom Centro

 Além de serem eventos de celebração, as formaturas do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro permitem conhecer as trajetórias de quem apostou as fichas no ensino da instituição e sai agora com o diploma na mão e com altas perspectivas de conseguir um emprego.

 A Concha Acústica foi palco das realizações pessoais e do orgulho dos pais e familiares que vieram prestigiar as formaturas. Segundo a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico 140 formandos do semestre letivo 2025.1 dos cursos superiores colaram grau nesta quarta-feira, 3 de dezembro. Já os estudantes recém-formados dos cursos técnicos foram congratulados em cerimônia um dia depois, no dia 4.

 Mauricio Souza agora professor de Matemática, aos 50 anos, afirmou que precisou largar o curso, mas que um pedido da mãe, já falecida, o incentivou a completar a graduação. “Essa minha trajetória teve início em 2007 e quando foi, em 2010, eu abandonei por problemas e retornei em 2017. É uma sensação única. Em 2023, eu ainda perdi minha mãe. E ela me pediu: se forma por mim”, relembrou emocionado.

 Já Micaella Barcellos completou a graduação em Engenharia da Computação e já está empregada na Globo. “Trabalho na Globo como analista de segurança. Entrei na Aurea (empresa júnior) e fui contratada durante o curso mesmo”, conta.

 As amigas Valneide Ladeira, Ana Clara de Azevedo e Maria Mariano Azevedo, do Curso de Licenciatura em Ciência das Natureza: Química, estavam eufóricas com a formatura.“Foram anos. Foi difícil, mas a gente conseguiu. A sensação é de realização por estar concluindo mais esse passo”, diz Ladeira.

 Ana Clara não escondeu a gratidão. “Foi bastante difícil, porque eu entrei na pandemia e ainda fiz um curso técnico junto com a faculdade. Mas é muito gratificante chegar até hoje”, disse.

 “Foram diversos desafios porque eu trabalho (indústria) offshore. Mas o amor pela Química incentiva a gente a se dedicar mesmo tendo pouco tempo pra isso. Nenhum esforço foi em vão”, disse Azevedo.

 Pai do formando em Licenciatura em Letras Nathan de Barcelos, Diucimar de Barcelos parabenizou a Instituição. “É uma realização de mais um grande sonho na minha vida. Quero parabenizar a Instituição que é séria e que exige muito dos alunos”, afirmou.

Egressos — Para o diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Boynard as formaturas demonstram o empenho de alunos, servidores técnico-administrativos e professores. “Hoje é um complemento de uma ação importante para a nossa escola que cumpre na efetividade a entrega de profissionais capacitados para a sociedade”, disse.

 Já o diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados Leonardo Sardinha disse que os formandos irão encontrar um mercado de trabalho aquecido.

 “E a gente prepara profissionais muito bem qualificados para poder adentrar no mercado de trabalho e se especializar cada vez mais”, disse.

 O diretor de Infraestrutura da Reitoria, Luiz Alberto Hosken, representou o reitor do IFFluminense, Victor Saraiva, nas duas cerimônias e disse que a Instituição acompanha a trajetória de quem de forma nos cursos do IFF. “As empresas buscam o Instituto Federal Fluminense e seus formandos para abastecer o mercado de trabalho, seja na área de humana, seja na área tecnológica.”