CAMPUS CAMPOS CENTRO

Jiri Vlcek

Observatório astronômico está com atividades em novo espaço

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 06/12/2023 14h02, última modificação 06/12/2023 16h47
A coordenação do projeto convida estudantes e comunidade a fazer observação dos astros celestes.
Observatório

O interior da sala do Observatório (Foto: Divulgação).

O Observatório Astronômico Jiri Vlcek e o Clube de Astronomia do IFF Campus Campos Centro estão explorando há alguns meses seu novo espaço no terraço do Bloco G, no 8º andar. Diversos projetos estão em andamento, assim como a observação segura do sol utilizando telescópio com filtro e atividades noturnas, para observação da Lua, planetas e outros corpos celestes. As observações noturnas acontecem, a princípio, toda segunda-feira e quarta-feira, das 18h30min às 20h. Os horários da observação monitorada do Sol ainda serão divulgados.

A professora pesquisadora Cristine Nunes Ferreira, coordenadora do observatório, detalha que "a sala de Astronomia está sendo preparada pela equipe para atender aos estudantes, nessa sala será possível conhecer os telescópios antigos utilizados no Observatório do Campus, maquetes do sistema solar, dobraduras de foguetes, satélites, rover, astronauta, banners e também haverá cartazes com informações astronômicas e fotografias, além de livros para consultas".

Outro ponto é que nela serão desenvolvidos projetos na área do chamado STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) com foco em Astronomia, Astronáutica, Geologia, Geomorfologia, Climatologia, Geoprocessamento, Hidrogeografia, Cartografia, Astrobiologia, Buracos Negros e Cosmologia.

Projetos - Cristine planeja inserir estudantes do campus na International Astronomical Search Collaboration (IASC) contribuindo com a descoberta de novos Asteróides e ampliar a divulgação da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) - que acontecem anualmente. Os estudantes poderão se inscrever nesses eventos.

Entre outras ideias, planeja-se a instalação de uma câmera All Sky "a fim de registar a entrada de lixo Espacial e Meteoro na nossa atmosfera e assim, quem sabe, facilitar as descobertas de meteoritos pela região. A ideia é também montar uma estação meteorológica, realizar observações, fazer acompanhamento e o compartilhamento dos dados obtidos", pontua a professora.

Nos planos futuros estão, também, "a elaboração de um projeto para implantar um planetário fixo em nosso Campus e adquirir um planetário Inflável, a fim de realizar atividades externas em Escolas", observa Cristine.

Os alunos do IFF Campus Campos Centro interessados em participar do clube de astronomia podem acessar o link através do QrCode disponível em cartazes espalhados pelos murais.