Notícias
Ciência
Paródias musicais como recurso para explicar fenômenos químicos
Musicalizando a Química em Forma de Paródias. Produzidas pelos estudantes, as 10 paródias do projeto, preparadas para a apresentação em formato de musical, serão divididas em seis cenas. Em cada paródia, o público tomará conhecimento sobre como funciona a elaboração de produtos. Um exemplo é o achocolatado vendido em caixinhas longa vida.
São situações que integram o cotidiano alimentar das pessoas ou o emprego de processos químicos que formalmente se desconhece, embora esteja em algo do dia a dia. A arte se une à química, nesse caso, para ajudar a dar conta do entendimento sobre assuntos como o que é uma solução, o papel do solvente, no caso do achocolatado, o leite. Cerca de 40 estudantes estão envolvidos no projeto.
A estudante Fabíola Damasceno de Lourdes ministrou aulas complementares em 2017 para a turma do 2 ano (atual 3° ano) do Curso Integrado em Informática com a licencianda Fabíola em horários vagos. O grupo do Programa Educação Tutorial (PET) que reúne as áreas de Química, Física e Biologia - do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza também é parceiro do projeto.
A professora Érika Bull Soares De Nadai é orientadora da monografia da qual resultou o projeto Musicalizando a Química. "A cada bimestre os alunos da turma elaboraram paródias como forma de resumir os conteúdos de química estudados e auxiliar na compreensão destes", explica Érika.
A música foi utilizada como recurso didático motivador, para tornar o estudo mais atrativo e "motivar outros alunos e professores na utilização de resultados diferentes nas aulas de química", destaca a professora
Paródias