CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

CRUA

Performance nascida no curso de Teatro ganha exposição no Inhotim e Europa

por Nicole Azevedo/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/11/2022 15h17, última modificação 01/12/2022 10h00
Colaboradores: Nicole é bolsista de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico participando do projeto Vivência do Texto Jornalístico na Ascom
Projeto que pensa na arte das mulheres negras é levado para exposições em Minas Gerais e na Alemanha.
CRUA

Imagem integrante da performance CRUA em que a beleza do corpo, elementos da natureza e o cuidado com o outro estão presentes (Foto: Divulgação).

   A performance de longa duração CRUA, que nasceu em 2019, através da performer e professora da Licenciatura em Teatro, Taianã Mello, juntando a sua ex-aluna Yedda Affini e a aluna Laís Lino, hoje pode ser apresentada como Vídeo Performance em lugares como o museu Kunstmuseum Wolfsburg, na Alemanha e Inhotim, localizado em Brumadinho, MG. “Crua se estabelece em um movimento de retomada das tecnologias de cuidado com o corpo feminino e negro neste ritual onde três mulheres negras de diferentes gerações se encontram estabelecendo entre si um contato cuidadoso através de diferentes elementos naturais e usos tradicionais”, declaram Laís Lino e Taianã Mello.

   A performance consiste na ação e é realizada por mulheres, tendo a utilização de elementos para o desenvolvimento, gerando analogias a um novo conceito de beleza. “As mulheres trocam carícias abençoando umas às outras, utilizando-se, para tal, de diferentes elementos como o café, sal, leite, perfumes, flores e ervas. Tornando-se, então, uma a uma, oferenda de beleza pura, crua, despida às deusas que habitam as águas em frente às quais a performance é sempre realizada, desse modo fazendo referência às orixás das águas que, na cultura Iorubá, se relacionam com a beleza não como simples adornagem ou modificação corporal, mas como um movimento invectivo, um olhar sobre si mesma, que conta uma estória e que constrói coletivamente seu sentido e suas estratégias”, explicam.

    Arte - Esse projeto pensa o desenvolvimento de uma sociedade que as mulheres negras produzem amor para si e para as suas. Lino e Mello ainda falam: “A arte cumpre seu papel também ao estabelecer esses espaços onde se torna possível pensar linhas de fuga numa realidade capitalista e racista que se constrói na lógica do lucro a qualquer custo”.

   A Vídeo Performance, exposta na exposição Empowerment, Alemanha e também na exposição do Programa Abdias do Nascimento - Quilombo: vida, problemas e aspirações do Negro, em MG, representa muitas coisas, dentre elas a importância de refletir sobre a arte de mulheres pretas na cidade de Campos dos Goytacazes - como é dito pelas próprias idealizadoras do trabalho.

   O compilado de vídeos com título “Insurgências” é um trabalho editado por Daiane Pettine e a obra está em exposição no Kunstmuseum Wolfsburg até Janeiro de 2023 e no Inhotim até julho de 2023, na Galeria Lago.

Veja AQUI informações sobre a exposição Quilombo: vida, problemas e aspirações do Negro (Inhotim)

Veja AQUI Empowerment no Kunstmuseum Wolfsburg