CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pesquisa pioneira permite identificação de habitat de peixes em rios

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/09/2024 09h03, última modificação 13/09/2024 14h02
Trabalho é primeiro no país a usar o software IBER, modelagem e validação em campo para mapeamento.
Peixes e habitat

O pesquisador Igor Zanata pesquisou 7 espécies de peixes no rio Paraíba do Sul (Foto: Divulgação).

A melhor localização em um certo rio para soltar uma espécie de peixe que se quer preservar com o repovoamento. Como fazer isso com elevado grau de precisão? Essa é uma das questões que a pesquisa de doutorado de Igor Martins Zanata levanta, recorrendo ao computador e também à verificação em campo. A tese "A utilização do software IBER na modelagem computacional para simulação e predição da ocorrência de espécies de peixes no rio Paraíba do Sul, na localidade de Itaocara, no Noroeste Fluminense", teve defesa e aprovação no dia 6 de setembro.

O trabalho tem como orientadores os professores pesquisadores Wagner Rambaldi Telles (UFF) e Vicente de Paulo Santos de Oliveira (IFF). Para chegar aos resultados pretendidos, o autor realizou, além da pesquisa, análises e simulações tendo como ferramenta a modelagem computacional - que é uma das linhas de pesquisa do doutorado. Dados do rio, como vazão, profundidade, elevação e batimetria da região de interesse estão entre as variáveis tratadas.

"A modelagem realizada no trabalho do Igor possibilita indicar pontos favoráveis à captura de determinadas espécies, cruzando informações do rio e com a espécie", detalha o professor Jandir de Almeida R. Filho, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - FIPERJ e integrante da banca de avaliadores, como membro externo.

Pioneira - A pesquisa oferece um mapeamento apontando possíveis localizações de habitat. Essa informação pode contribuir para ações como o repovoamento de espécies em extinção. "Em casos de projetos ambientais que fazem a reprodução de peixes, com este software, a modelagem computacional gera os mapas com os melhores lugares para a soltura da espécie. Isso pode valer também para espécies ameaçadas de extinção, pois não adianta fazer a soltura em qualquer lugar do rio. O software indica os melhores lugares de habitat", observa Igor.

"O trabalho do Igor aborda o uso do software IBER na investigação de habitats de peixes no rio Paraíba do Sul. Trata-se da primeira vez que o referido software foi utilizado para a análise de habitats de peixes no Brasil, com esse enfoque. É importante destacarmos, também, a combinação entre simulação computacional com investigação de campo para validação dos resultados obtidos", enfatiza o professor Wagner Rambaldi.

O professor Jader Lugon, coordenador do Curso de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro), informou que a tese de Igor é a terceira defendida desde a criação do curso e que, em novembro, outros quatro trabalhos deverão ser apresentados às bancas de avaliação.