CAMPUS CAMPOS CENTRO

QUEM SOMOS NÓS?

Pesquisa vai traçar perfil de estudantes para melhorar políticas de assistência e de ensino

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/08/2021 11h06, última modificação 30/08/2021 11h06
Alunos (as) dos campi Campos Centro e Cambuci devem responder ao formulário eletrônico até 30 de setembro.
Pesquisa "Quem somos nós"vai traçar perfil de estudantes

Alunos dos campi Campos Centro e Cambuci devem acessar o formulário eletrônico até 30 de setembro.Foto/composição: Raphaella Cordeiro

O Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência Escolar (Nucleape) divulgou nesta segunda-feira, 30 de agosto, a pesquisa online “Quem somos nós? Conhecendo o perfil da comunidade interna do IFF visando ações para permanência escolar” para apurar informações e traçar o perfil dos alunos dos Cursos Técnicos e dos Cursos de Graduação dos campi Campos Centro e Cambuci, do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Coordenadora da pesquisa, a psicóloga do IFF Campos Centro Rhena Schuler disse que os estudos do Nucleape apontaram a necessidade de conhecer outras questões da vida do estudante que interferem diretamente na decisão de permanecer na escola. A pesquisa irá questionar os alunos sobre gênero, maternidade, paternidade, aspectos socioeconômicos e se exercem a função de cuidadores de idosos ou de pessoas com necessidades especiais.

“O mapeamento é importante para subsidiar o programa de assistência estudantil e também para criação de políticas internas e de estratégias de ensino e aprendizagem que estejam conectadas às vivências dos estudantes, além de contribuir para desmistificar percepções do senso comum sobre o perfil dos estudantes e legitimar a criação políticas institucionais de ensino e assistência estudantil”, explica.

O formulário eletrônico com a pesquisa está disponível AQUI e ficará disponível até 30 de setembro. Rhena afirmou que a pandemia da Covid-19 alterou a rotina tanto dos estudantes como dos servidores do Instituto, e que a perspectiva do retorno às atividades presenciais, ainda sem data marcada, tem estimulado o debate sobre como construir um ambiente educacional seguro que faça com que o aluno continue frequentando as aulas, mesmo em um modelo híbrido (online/presencial).

A psicóloga aponta que as barreiras para o estudante permanecer na escola têm motivações variadas. “Sobre a desistência dos alunos, muitos são os estudos e motivações, principalmente as sociais e familiares. Porém, em menor quantidade são os estudos sobre o que faz o aluno permanecer. E este é o foco dos estudos do Nucleape, fortalecer as potencialidades dos estudantes e da instituição no que diz respeito à motivação para permanecer nos estudos, incluindo a verticalização do ensino.”

O grupo de pesquisa do Nucleape é um convênio entre o IFF e a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).