Notícias
Rede de Inclusão
Pesquisadores lançarão observatório em evento no IFF Centro
O lançamento do Observatório ocorrerá no IFF Campus Campos Centro (Foto: Acervo/Ascom).
Um dos objetivos do Observatório é a sua expansão pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O evento de lançamento vai acontecer nesta sexta-feira, dia 03 de outubro, às 14h30min, no Auditório Reginaldo Rangel. De acordo com os pesquisadores e demais integrantes da iniciativa, "o Observatório nasce do reconhecimento da relevância social e científica dessas instituições (integrantes da rede) e da necessidade de dar visibilidade às diversidades e intersecções historicamente invisibilizadas, em especial às pessoas com deficiência". Para os organizadores do evento, "a efetivação da inclusão educacional e da participação plena ainda é um desafio cotidiano."
A discussão a ser realizada no IFF Campus Campos Centro terá a participação da secretária nacional dos direitos da pessoa com deficiência (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania), Anna Paula Feminella, que estará na mesa de apresentação. Outro convidado do evento é o deputado federal Reimont Otoni, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Ele "é um apoiador incansável das pautas de Educação, Direitos Humanos e, por conseguinte, da transversalidade da luta das pessoas com deficiência. Em Brasília, é um dos principais entusiastas da criação de nosso Observatório", enfatiza o professor Décio Guimarães, coordenador do evento.
Expansão - A pesquisa que sustenta a criação do Observatório tem como objetivo central analisar de que forma a educação e a participação das pessoas com deficiência são asseguradas nas instituições que compõem a RFEPCT no estado do Rio de Janeiro. O estudo adota a análise documental como método, considerando documentos institucionais como os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as Resoluções Gerais de Ensino, Pesquisa, Extensão, Acessibilidade e Gestão.
Entre os resultados esperados estão:
1. Consolidação de um acervo documental de referência sobre o direito à educação e à participação de pessoas com deficiência na RFEPCT no estado do Rio de Janeiro;
2. Expansão do Observatório de Educação e Participação de Pessoas com Deficiência para outros estados da federação;
3. Promoção de encontros/fóruns regionais científicos com a participação de movimentos sociais, pesquisadoras/pesquisadores e profissionais da Rede;
4. Publicação dos resultados em livros (impressos e digitais), além da comunicação em eventos científicos e periódicos especializados.
"O Observatório representa um marco histórico para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, em especial no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O estado do Rio de Janeiro será o locus dessa iniciativa pioneira que, com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, será estendida para os demais estados da federação", defende Décio.
Faça AQUI a sua inscrição e veja a programação completa do evento