Notícias
Professor defende uma ação articulada dos Institutos Federais em defesa de direitos sociais
A palestra do professor Sidinei Cruz Sobrinho (Foto: Rakenny Barbosa/Comunicação Social)
Ao realizar o evento, o Instituto Federal Fluminense está somando esforços com outros Institutos na discussão e proposição do Ensino Médio integrado e do currículo integrado. O ponto de vista é do professor Sidinei Cruz Sobrinho, que ministrou a palestra de abertura no dia 25 de abril. "Diante do ataque à educação pública, gratuita e qualificada, os IFs têm o dever de desempenhar o papel de resistência e defesa dos direitos sociais." pontua ele.
Após sua participação, Sidinei disse à Comunicação Social do campus esperar que “o resultado do seminário provoque reflexões, ressignificação e propostas pedagógicas menos conteudistas e tecnicistas”. O professor faz uma defesa da formação de ensino integral através da criação de espaços de debate que propiciem a consolidação da identidade.
- A educação profissional não pode ser sinônimo de preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. Ao contrário, deve garantir o pleno desenvolvimento do ser humano, a preparação para o exercício da cidadania e para o trabalho. Os IFs já demonstraram ter a capacidade para isso. Basta unirmos as ações e trabalharmos efetivamente em rede e pela Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica - propõe o professor.