CAMPUS CAMPOS CENTRO

MEC

Professor do IFF Campos Centro é o novo diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/05/2023 13h54, última modificação 29/05/2023 14h53
Docente reafirma compromisso com a educação para todos.
Diretoria Inclusiva

O professor e pesquisador do IFF e de diversas instituições educacionais, Décio Guimarães (Foto: Divulgação).

O professor pesquisador Décio Nascimento Guimarães é Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF) oferecido no IFF Campus Campos Centro. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF) e do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). No Instituto Federal Fluminense exerce ainda a coordenação da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais.

Outra frente em que o professor Décio atua ativamente é a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Suas pesquisas compreendem, entre outras áreas, as de Educação Especial, Práticas Inclusivas, Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Décio é organizador dos livros: Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares, Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências, dentre outros.

Sobre o novo desafio que assume na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), ele declara: "Esta, com certeza, é uma conquista relevante para os movimentos sociais de pessoas com deficiência, professoras/professores e pesquisadoras/pesquisadores. Reafirmo o meu compromisso com o direito à aprendizagem do público da educação especial no contexto da educação inclusiva."

Por meio de sua assessoria de Comunicação Social, o MEC diz reafirmar, com a nomeação do professor Décio Guimarães, "o compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Seguimos firmes na melhoria dos sistemas de ensino, para que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas. Não haverá retrocessos".