CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

Professor pesquisador das cidades ministrará palestra no IFF Campos Centro

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/03/2023 12h01, última modificação 21/03/2023 17h36
O evento, vai acontecer na quinta-feira, 23 de março, às 19 horas, no Auditório Reginaldo Rangel.
Palestra do professor Alex Lamounier

No encontro, no IFF Campus Campos Centro, o professor Alex falará de suas pesquisas sobre a cidade.

O professor pesquisador Alex Lamounier, tem doutorado em Arquitetura e Urbanismo  pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Parceiro do projeto de pesquisa do IFF Campus Campos Centro, Ateliê de Pesquisa da Paisagem (APA), ele participará de bancas do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias e ministrará a palestra com o tema "Atmosferas de preferência, paisagens cotidianas e o afeto como resistência no pensar a cidade"

No encontro, será possível conhecer o estudo das cidades, empreendido pelo pesquisador, tendo como uma de suas principais referências, o conceito de Atmosferas de preferência -  elas podem ser entendidas como uma "aura" que envolve a pessoa levando-a a um reconhecimento e vínculo afetivo com lugares de sua vivência. Contam nesses vínculos, o gosto por determinada parte da cidade, mas também elementos concretos como a arquitetura vista em certos locais.

Para o professor pesquisador das cidades, ao se desenvolver projetos a elas destinados, faz-se necessário atentar para aspectos como a identificação das pessoas, os locais em que vivem ou que frequentam no seu dia a dia.

"Pensar a cidade a partir de suas atmosferas, pode ajudar a tratar questões urbanas relacionadas ao cotidiano, de modo atento ao reconhecimento afetivo do cidadão com relação a determinados lugares, conduzindo à manutenção de aspectos simbólicos e que conferem qualidade de vida através de pequenas intervenções, ao contrário dos grandes projetos que desconsideram as dinâmicas do cotidiano e acabam esvaziando a cidade de significados", observa o professor Lamounier.