CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

O IFF na Itália

Professora do IFF leciona Literatura Brasileira em universidade italiana

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/11/2017 18h07, última modificação 09/11/2017 18h07
Docente do Curso de Letras, a professora Analice de Oliveira Martins está cursando o pós-doutorado, desde maio, na Università Degli Studi Roma Tre
Literatura brasileira na Itália

A professora Analice Martins desenvolve sua pesquisa sob supervisão do professor Giorgio de Marchis.

O convite para a atuar como professora visitante na universidade italiana, algo não previsto de início, deixou Analice "extremamente feliz e honrada" e representa também a oportunidade de lecionar uma disciplina relacionada ao seu projeto de pesquisa, tornando a experiência ainda mais interessante:

- Tem sido uma experiência incrível, instigante e estimulante apresentar o Brasil, a partir da Literatura Brasileira moderna e contemporânea, para alunos italianos que pouco conhecem de nossa história e de nossa literatura. É como se eu estivesse falando de um outro. Falar do Brasil e de sua literatura numa perspectiva de alteridade. Falar fora da "caixinha" - comenta a professora.

Quanto ao idioma usado em sala de aula, ela conta: “Posso falar em português, pois são alunos do Curso de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Mas falo também em italiano, quando necessário para assegurar a compreensão do que estou dizendo.”

Entre os romances e contos escolhidos por Analice Martins como objetos das análises literárias do programa, estão Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, que, segundo a pesquisadora, representam o sertão nordestino em dois momentos de nossa história e literatura: na década de 30 do século XX e no século XXI. “O objetivo último da disciplina é pensar como a literatura dá conta (ou não) de pensar uma nação, um momento histórico e cultural e mesmo a condição de existência dos indivíduos”, diz ela.

Privilégio

Analice acrescenta ainda que “a narrativa de Brito explode qualquer visão essencialista sobre o Brasil interiorano e trabalha nas fronteiras e tensões entre o rural e o urbano, o local e o global, o regionalismo e o cosmopolitismo. Um sertão que mais se assemelha às periferias das grandes cidades, esgarçando costumes, crenças e tipicidades.”

Para a professora do Campus Campos Centro do IFF, se considerado o quadro docente dedicado à Língua Portuguesa na Itália, trata-se de um momento muito especial em sua carreira :

- Tem sido uma experiência engrandecedora para mim como professora e pesquisadora. Não são mais do que 30 professores efetivos em toda a Itália a lecionarem nas 19 universidades do país que têm cursos de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Ou seja, um privilégio para mim! - destaca.

A professora Analice tem retorno marcado para Brasil no final de dezembro.