CAMPUS CAMPOS CENTRO

Lançamento

Professora do IFFluminense publica livro com foco em relações étnico-raciais na escola

por Comunicação Social do campus Campos Centro publicado 23/06/2016 16h27, última modificação 26/06/2016 00h34
Entitulada “Derrubando paredes: por um novo ensino da língua portuguesa”, obra foi escrita com o intuito de ser complementar ao livro didático
Derrubando Paredes

Capa do livro "Derrubando paredes: por um novo ensino de língua portuguesa"

A professora de Língua Portuguesa Isabela Carvalho lecionou por quatro anos no campus Campos Centro do IFFluminense, antes de ser removida no mês de junho para o campus Maricá. Durante esse período em sala de aula, ela afirma que pôde observar como a questão do racismo  se manifesta entre os alunos, e que isso trouxe a ela uma inquietação para estudar essa temática. Após ter sido aprovada no Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), a professora desenvolveu sua pesquisa de mestrado com o foco em como o livro didático pode reproduzir preconceitos e, consequentemente, não pôr em prática diretrizes determinadas pelas legislações educacionais.

Em seu livro, Isabela usa a linguagem coloquial para passar para os alunos de Ensino Médio o conhecimento sobre gêneros textuais. Segundo ela, o objetivo é promover um ensino da língua mais contextualizado com o cotidiano deles e com a sociedade. Desta forma, na obra são apresentados diversos gêneros, que vão desde os mais clássicos como romance e poesia até outros não comumente estudados como lei, receita e até os memes da internet. “Minha ideia é extrapolar a Gramática e fazer o aluno ler, escrever e pensar nas questões raciais, desconstruindo preconceitos”, explica a autora.

Com ilustrações de duas alunas do campus Campos Centro do IFFluminense, Jéssica Leal e Letícia de Freitas, e do marido de Isabela, Diogo Cunha, o livro busca desconstruir barreiras e aproximar os alunos das questões raciais. Segundo a professora, há muitos trabalhos acadêmicos que tratam do tema, mas poucas produções didáticas, o que dificulta que o assunto chegue aos alunos. Para ela, é necessário falar do racismo e do preconceito, a fim de que possa ser construído um caminho de igualdade.

O lançamento da obra acontecerá em 15 de setembro durante o congresso de linguística “Abralin em Cena”, que será sediado no campus Macaé do instituto. A obra “Derrubando Paredes: por um novo ensino da língua portuguesa”  já pode ser adquirida no site da editora: http://www.areditora.com.br/.

Comunicação Social do campus Campos Centro