CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Livro

Professores do IFF escrevem capítulo sobre a instituição

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/10/2025 18h23, última modificação 16/10/2025 18h23
MEC lança cinco volumes em que autores contam a história dos institutos federais, escolas técnicas, Cefet e do colégio Pedro Segundo.
História do IFFluminense

O prédio principal do campus no início da década de 1970 (Foto: Centro de Memória Nilo Peçanha)

   No ano em que o Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) celebra seus 116 anos de atividades, mais um presente chega para apreciação de estudantes, servidores e da comunidade em geral, com a coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. Ela é formada por cinco livros, um por região do país. O exemplar dedicado à região Sudeste tem entre seus autores os professores do Instituto, Fábio Siqueira e Rodrigo Rosseline, ambos do Campos Centro, e da professora Dayane Altoé, do Campus São João da Barra. Os livros podem ser acessados gratuitamente.

   Em divulgação do lançamento, o MEC destaca que os cinco volumes tratam do passado e do presente, em uma história contada em 41 capítulos. "A obra reúne textos escritos por 140 autores que apresentam as trajetórias históricas de cada uma das instituições, de modo a estabelecer um diálogo entre a memória e a inovação educacional", informa o texto de apresentação. Serão distribuídos 5 mil exemplares impressos para as bibliotecas dos institutos federais, dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. A coletânea foi lançada no dia 9 de outubro, no encerramento da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

Depoimentos dos autores

Dayane Altoé - Estou no Instituto desde 2023. Tem pouco tempo, mas compreendo a importância fundamental da instituição centenária, que se ampliou, se diversificou e oportunizou, inclusive, o acesso de estudantes do interior, o ingresso em múltiplas áreas. Superamos uma formação tecnicista e, hoje, ofertamos o ensino médio integral, com possibilidade de inserção ao ensino superior, de muitos alunos vulneráveis. Então, para mim, de fato é uma felicidade também participar de uma coleção que resume e traduz muito isso. Eu estou muito feliz de ter contribuído! Parte desse texto fez parte da minha tese de doutorado também. Se mostrou, para mim, muito necessário entender essa nova institucionalidade trazida pelo Instituto Federal. Estou muito realizada com essa participação que, no nosso caso, foi organizada e bastante direcionada pelo professor Rodrigo Roseline. Agradeço muito! São João da Barra se faz também presente nessa nessa coletânea."   

Fábio Siqueira - "Estão de parabéns o CONIF e as Editoras do IFG, do IFES e a Editora Imperial, que assumiram a tarefa de publicar essa coleção tão importante para a memória institucional da Rede Federal. Em se tratando de IFF, há muito o que se falar ao longo de 116 anos de História. A experiência e a atuação do Professor Rodrigo Rosselini, na pesquisa sobre a educação pública fluminense e na coordenação do Centro de Memoria Nilo Peçanha, permitiram a gente produzir um texto que, apesar do limite de laudas, recupera a trajetória da Escola de Aprendizes e Artífices de Campos ao IFF. Feliz em poder colaborar com essa modesta contribuição à esse capítulo".  

Rodrigo Rosseline - "Foi fundamental montar uma equipe diversificada de historiadores do nosso Instituto. Eu já vinha desenvolvendo um trabalho de pesquisa envolvendo notas biográficas dos ex-diretores desde 1909, passando por todas as diferentes institucionalidades que o Campus Campos Centro do IFF já teve. Todo o contexto tratando de políticas públicas de educação no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, na Primeira República - período de criação da rede de Escolas de Aprendizes Artífices - e da Era Vargas, quando se estabeleceu o ensino industrial e técnico no país, eu estudei ao longo da última década, no meu mestrado e doutorado. 

   Veja AQUI o exemplar digital do Volume Sudeste