CAMPUS CAMPOS CENTRO

Professores e estudantes da Arquitetura apresentam solução técnica para resolver impasse em ocupação

por admin publicado 17/10/2023 17h11, última modificação 26/10/2023 09h52
Audiência na sede da Justiça Federal, às 10h, e visita ao local da ocupação Novo horizonte, em Guarus, acontecem nesta quarta-feira, 18 de outubro.
Fotosite1

A equipe do Estúdio Dignifica, formada por estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, vai participar nesta quarta-feira, 18 de outubro, de uma audiência na sede da Justiça Federal, em Campos, para tratar da situação da ocupação Novo horizonte, formada por 2 mil pessoas, no bairro Jardim Aeroporto, em Guarus.

Coordenador da equipe, o professor Luciano Falcão disse que pesquisadores da Universidade Estadual Norte Fluminense e da Universidade Federal Fluminense também estão comprometidos com as tratativas para solucionar o impasse. Ele explicou que haverá a participação de todas as partes com o objetivo de concluir o processo judicial em curso desde a ocupação.

“Durante a audiência, apresentaremos o histórico da ocupação, as tentativas de negociação junto ao poder público apresentadas até o momento, as atividades de assessoramento desenvolvidos no território e a proposta técnica para a solução do caso”, disse.

Falcão adiantou parte da solução desenvolvida pelo escritório, que vem executando um projeto de assessoria técnica da ocupação.

“Nossa equipe do Estúdio Dignifica do IFFluminense espera uma solução para o litígio menos traumática possível às famílias ocupantes, garantindo-lhes a moradia digna e adequada, aplicando a legislação vigente e por meio da posse definitiva das casas do conjunto. Além disso, que seja construído um novo conjunto em território próximo ao atual, executado a partir de um projeto urbanístico e arquitetônico participativo, e, por meio de ações de assessoria técnica para habitação de interesse social, para o atendimento às demais famílias demandantes de moradia.”

Além do desenvolvimento de soluções técnicas, o projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo vem coletando cestas básicas e absorventes para as mulheres da ocupação Novo horizonte.