CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Professores lançarão livro em Quissamã

por admin publicado 14/08/2012 13h20, última modificação 15/12/2017 13h54
Obra sobre transportes tem pesquisa iconográfica de Leonardo Vasconcellos Silva, do curso de Design, texto e pesquisas do professor aposentado do IFF, Nilson Macedo.

   O livro "A Ferrovia agrícola de Quissaman e suas conexões Regionais" vai ser lançado no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Complexo Ferroviário Conde de Araruama. Os prédios recuperados e os trilhos por onde passavam os trens, ligando o então distrito macaense a municípios vizinhos estão situados na RJ-196, na localidade de Conde de Araruama. 

   O professor Nylson Macedo foi superintendente Regional da Rede Ferroviária Federal, respondendo pela administração da Rede entre o Norte Fluminense e a cidade mineira de Juiz de Fora. Ele atuou no curso de Eletrotécnica, da então Escola Técnica Federal de Campos, onde também exerceu a coordenação do curso até sua aposentadoria. 

   Fotógrafo, pesquisador da área de imagens, o professor Leonardo Vasconcellos Silva além de atuar no curso de Design, no campus Campos-Centro, tem importantes trabalhos em revistas, livros e séries de palestras sobre o conjunto arquitetônico do Centro de Campos dos Goytacazes, entre outros projetos. 

   Leonardo tem sido parceiro da Fundação de Cultura de Quissamã em trabalhos de recuperação da memória histórico cultural do município. Para realizarem o trabalho, os dois pesquisadores recorreram a diversas obras e a registros históricos do Arquivo Público de Campos dos Goytacazes e Biblioteca Nacional, entre outras fontes. 

   O lançamento da obra integra a programação de inauguração da primeira fase do Complexo Ferroviário Conde de Araruama, um trabalho conjunto da Fundação Municipal de Cultura e Lazer e do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan). 

   De acordo com o site da prefeitura, "a parte interna da estação comporta um memorial ferroviário acompanhado de um café, enquanto o armazém apresenta um espaço para convenções e oficinas. O local deverá ser frequentado tanto pelos moradores do bairro de Conde de Araruama quanto por visitantes sempre que houver oficinas, além de seminários, entre outras atividades culturais". 

   Veja aqui o convite para o lançamento do livro