CAMPUS CAMPOS CENTRO

Projeto de lei anima designers do IFF

por admin publicado 03/12/2014 10h10, última modificação 15/12/2017 13h48
Regulamentação da profissão de designer está mais próxima de acontecer, após 30 anos de propostas no Congresso Nacional

Nas últimas semanas, um novo tema entrou na pauta do dia para aqueles que estudam Design ou trabalham na área. Foi aprovado, no Senado Federal, um projeto de lei que regulamenta a profissão de Designer após 30 anos de tentativas propostas pelo Legislativo. Agora, o projeto do deputado Penna (PV-SP) precisa ser sancionado pela Presidência da República para ser posto em prática efetivamente.

No Instituto Federal Fluminense, que oferece o curso de Design Gráfico no campus Campos Centro, a discussão está envolvendo alunos e mestres. Na aula de “Ética e Legislação”, a professora Daniela Bogado tem dado visibilidade ao tema debatendo com os estudantes sobre o projeto de lei e acentuando aspectos prós e contras da regulamentação. Para ela, um dos benefícios é o fato de que, caso a norma entre em vigor, ela será um reconhecimento legal do exercício dos designers. “A lei dará mais visibilidade à importância destes profissionais, promovendo a busca pela capacitação e qualificação técnica.”, defende Daniela.

Assim como a professora, a maioria dos estudantes também é a favor da regulamentação. A aluna Hanna Nicoli, que está no sexto período e faz a disciplina de “Ética e Legislação” com Daniela, também concorda que o projeto de lei deve ser sancionado, para que haja uma fiscalização em cima daqueles que não são designers, o que não existe atualmente. No entanto, ela acredita que muitos dos colegas dela não estão por dentro do que realmente o projeto de lei está propondo, apesar de serem a favor. “As aulas que têm ajudado a esclarecer um pouco as dúvidas”, explica Hanna.

Para Andressa Farias, do quinto período, a nova lei vai ser benéfica para ela quando entrar no mercado de trabalho. A estudante está muito empolgada em poder presenciar um acontecimento tão importante para sua classe enquanto ainda está na faculdade. “Desde pequena eu sempre soube que ia seguir uma profissão que fosse próxima do que faço hoje. Mas quando comecei a pesquisar e decidi que ia fazer Design, vi que muita gente desvaloriza esse trabalho. Estar aqui agora e poder presenciar isso com todos os meus colegas de profissão vai ser muito bom.”, comemora Andressa.

Para a professora Daniela, a sensação caso a presidenta Dilma Roussef venha a sancionar o projeto será espetacular! “Acredito que será uma sensação de conquista, de vitória, de reconhecimento de direitos!”, aguarda.

(Publicado em 03/12/2014)