Notícias
Saúde
Projeto de prevenção a doenças une IFFluminense e Faculdade de Medicina
A aferição da pressão arterial é uma das ações que visam previnir doenças cardiovasculares (Foto: Antonio Barros/Ascom).
Estudantes do IFF Campus Campos Centro participaram na manhã desta terça-feira, 02 de setembro, da primeira ação do projeto de prevenção e saúde com o tema "Coração saudável: educação e prática em alimentação cardioprotetora”, que tem entre seus objetivos promover educação em saúde e estimular hábitos alimentares saudáveis entre indivíduos com hipertensão ou outras doenças cardiovasculares. A coordenadora da Coordenação de Saúde do IFF Campus Campos Centro, a enfermeira Letycia Sardinha Peixoto Manhães, disse que "o campus ganha nessa parceria mais uma forma de promover ações de saúde, com objetivo central de melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade acadêmica".
Alerta - A atividade foi desenvolvida por 16 alunos do sexto período do Curso de Bacharelado em Medicina, da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes. Iniciado pelos estudantes, o projeto se estenderá também a servidores, prestadores de serviço e aposentados. Os acadêmicos foram orientados pela médica e professora de clínica médica Clarissa Soares Peixoto. Ela explicou que o principal objetivo é a prevenção e, ser for o caso, identificar possíveis situações que possam contribuir para a obesidade e síndrome metabólica.
"Atualmente, a gente sabe que a obesidade é uma epidemia mundial" - alerta a médica - explicando que a iniciativa com o projeto "é uma ação totalmente voltada para à prevenção e surgimento dessas doenças e suas complicações futuras, como o diabetes, enfarto, as doenças cardio-cerebrovasculares que atualmente ainda são a principal causa de óbito no mundo."
Os estudantes que participaram tiveram avaliadas a altura, a circunferência abdominal, o peso e passaram pela aferição da pressão arterial. Houve também uma dinâmica em que eles responderam a perguntas sobre mitos e verdades, sobre o que é certo e errado em termos de vida saudável e alimentação saudável.
A intenção do projeto é influenciar e orientar os adolescente de forma bastante positiva para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. A médica também acrescenta que os jovens recebem "orientações de uma alimentação saudável" para "buscar reduzir esses fatores de risco e os piores desfechos, que são as doenças cardio-cerebrovasculares porque a gente entende que é nessa faixa etária que precisa atuar para que realmente eles tenham como projeto de vida um horizonte saudável."