CAMPUS CAMPOS CENTRO

Projeto do IFF é selecionado pela Capes

por admin publicado 26/11/2013 14h00, última modificação 15/12/2017 13h40
A proposta foi submetida ao Edital do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) da Capes e aprovada com louvor.

Intitulado “Região Norte Fluminense: Possibilidades e Meio Ambiente”, o projeto do Instituto Federal Fluminense foi aprovado pelo Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Life tem por objetivo a criação de laboratórios interdisciplinares como espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior.

Ao todo, 50 projetos foram classificados e, destes, os 20 primeiros serão contemplados com recursos previstos pelo Edital. O projeto do IFF ficou em 11º lugar e irá receber cerca de R$230 mil em recursos de custeio e de capital para a aquisição de bens e materiais permanentes, destinados à criação do laboratório.

Durante uma semana do mês de outubro, o grupo formado pelos professores Mônica Souto, Gilmara Barcelos, Renata Caldas e Philipe Braga se debruçou para formatar a ideia e enviar a proposta.

“Ficamos muito felizes com o resultado e com a colocação, pois recebemos apenas dois pontos a menos que o primeiro colocado”, destacou Mônica Souto, coordenadora do projeto.

O projeto do IFF “Região Norte Fluminense: Possibilidades e Meio Ambiente” vai funcionar na sala 222 do Bloco A, no campus Campos-Centro, visto ser a única unidade com, no mínimo, duas licenciaturas, uma exigência da Capes.

Serão realizadas diversas atividades que irão integrar alunos e professores das Licenciaturas do campus e também de escolas públicas. Um grupo foi formado para elaborar as atividades que serão realizadas no período de janeiro a dezembro de 2014.

“A expectativa é de, através do Life, reestruturar os componentes curriculares, estreitar ou criar relações de trabalho e cooperação com os profissionais da rede pública. Na prática, os alunos serão beneficiados com uma formação mais completa pela interdisciplinaridade. Já os professores também vão ganhar, pois poderão trabalhar em conjunto com outros profissionais”, enfatiza Mônica.

Será um espaço em que Física, Geografia, Matemática, Letras, entre outras áreas, irão aprender a falar a mesma linguagem de forma que os conhecimentos sejam somados. Para participar, não será necessário fazer inscrição. Os alunos interessados deverão entrar em contato com a coordenação do projeto.

(Publicada em 26/11/2013)