CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

MECÂNICA

Revista internacional publica artigo de professor com novo cálculo matemático

por Vitor Carletti / Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/08/2025 16h46, última modificação 11/08/2025 16h46
A descrição matemática pode contribuir para aumentar o uso de fibras naturais em compostos usados pela indústria, já que o novo cálculo permitiria medir a previsão do comportamento mecânico de materiais mais sustentáveis.
Artigo publicado traz novo cálculo matemático

O professor de Mecânica Marcelo Machado é um dos autores do estudo em parceria com outros pesquisadores da Uenf e do IME. Foto: Acervo pessoal/ Marcelo Machado

  A revista Polymers, que integra a editora de periódicos internacional Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), publicou, no dia 31 de julho, artigo que traz um novo cálculo matemático capaz de medir o comportamento mecânico de fibras naturais em materiais usados pela indústria.

  O professor de Mecânica do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro Marcelo Machado em coautoria com pesquisadores da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) e do Instituto Militar de Engenharia (IME) são os autores da publicação.

  Intitulado “Análise de danos e uma nova relação matemática entre a qualidade da interface e a energia de fratura por impacto para compósitos epóxi reforçados com frações de volume de tecido de rami médio e alto”, o artigo descreve os estudos feitos com a novo cálculo matemático. O professor explica que a pesquisa pode contribuir para que mais elementos naturais sejam incorporados aos produtos fabricados.

  “O modelo matemático desenvolvido pode contribuir para a previsão do comportamento mecânico ao impacto de compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais, bem como auxiliar em futuras modelagens e análises aplicadas a diversos componentes que utilizem estes materiais sustentáveis e biodegradáveis. Sendo assim, este modelo torna-se um aliado da humanidade, da ciência e tecnologia de compósitos reforçados com fibras naturais na busca por um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, afirma.

  Machado afirma que o estudo publicado preenche uma lacuna do conhecimento científico aplicado à mecânica dos biocompósitos e que fibras como linho, juta, bambu, rami entre outras têm potencial para integrar esses compostos. O professor detalha como se chegou a esse cálculo.

  “O modelo matemático proposto na pesquisa foi desenvolvido a partir das análises dos perfis de fratura apresentados pelos corpos de prova submetidos ao ensaio Charpy, bem como do tratamento estatístico dos dados experimentais obtidos, da primeira e segunda leis da Termodinâmica e do princípio de Hamilton. A relação estabelecida ainda conta com a definição e introdução de uma variável que está associada ao nível de adesão entre fibra e matriz, sendo uma medida para a qualidade da interface no biocompósito.”

  Os pesquisadores Felipe Lopes, Noan Simonassi, Eduardo de Carvalho, Carlos Vieira, da Uenf, e Sergio Monteiro (IME) também contribuíram para o desenvolvimento do estudo publicado.