CAMPUS CAMPOS CENTRO

Evento

Seminário de Segurança do Trabalho vai abordar trabalho análogo à escravidão e saúde mental

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/08/2023 15h55, última modificação 07/08/2023 17h34
O evento gratuito está com inscrições abertas e vai reunir autoridades e representantes do mercado para discutir ações de segurança no norte fluminense.
I Seminário de Segurança e Saúde do Trabalho do Norte Fluminense

O evento acontecerá nos dias 14,15 e 16 no IFF Campos Centro.Arte: Divulgação

O I Seminário de Segurança e Saúde do Trabalho Norte Fluminense vai debater condições de trabalho análogas à escravidão e doenças ligadas ao estresse decorrente da pressão por resultados financeiros a que são submetidos trabalhadores da região.

O evento vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto a partir das 18h30 nos auditórios do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

O coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFF Campos Centro, Gabriel Duarte, afirmou que a iniciativa propõe um diálogo com as instituições de fiscalização e controle, de formação e do mercado de trabalho. O primeiro dia do seminário será realizado no auditório Miguel Ramalho.

“Vamos ter o sindicato (Sindipetro-RJ), o órgão de fiscalização que é a delegacia regional do trabalho, o IFF, enquanto formador do profissional, o Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) como instituição que trabalha com formação e que faz a ponte com o mundo do trabalho, a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), que é um órgão de pesquisa importante, porque desenvolve nas áreas de higiene do trabalho, segurança, normas técnicas para dar suporte ao técnico de segurança, para que ele saiba o que está em conformidade com a lei”, explica.

Gabriel Duarte disse que o evento é uma parceria do Curso Técnico de Segurança do Trabalho com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (AEST-RJ). Ele avalia que o tema está sendo pouco debatido na região e que o seminário é uma iniciativa de integrar as instituições envolvidas com a segurança do trabalho.

No segundo dia do seminário, haverá a discussão sobre condições precárias de trabalho. “Na nossa região se encontra muito trabalho análogo à escravidão. Pode parecer residual a nível nacional, mas a nível regional é muito significativo. Esse tema a gente achou importante e tem tudo a ver com condições de trabalho”, afirma.

Ainda haverá uma palestra sobre saúde mental com um psicólogo para tratar de temas como burnout, que é uma doença ocasionada pelo estresse, principalmente, em ambiente de trabalho.

“Temos também umas demandas no nosso curso que é a falta de profissional qualificado na área de psicologia. Então, a gente acha que fica defasada essa discussão em relação à saúde mental dos trabalhadores”, avalia.

Para encerrar o seminário, será feito um debate com profissionais e ex-alunos do IFF que atuam em empresas da região.