CAMPUS CAMPOS CENTRO

Sextas no IFF tem desdobramento com vídeos sobre cursos

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/10/2024 17h33, última modificação 18/10/2024 09h01
Em entrevistas, professores falam sobre como funcionam nove cursos técnicos oferecidos pelo IFF no Campus Campos Centro.
Visitas Guiadas

A professora Fátima Pereira e o professor Jonivan Lisboa, em conversa sobre o Curso Técnico de Estradas (Foto: Reprodução de vídeo).

Em 2015, os corredores do IFF Campus Campos Centro passaram a ser percorridos por dezenas de estudantes atentos a tudo que lhes fosse apresentado. Era o início da parceria entre o IFF Campus Campos Centro e a Secretaria de Educação  de Campos dos Goytacazes. As visitas eram conduzidas pelo professor de informática, e então diretor de Pesquisa e Extensão, Jonivan Coutinho Lisboa. Em laboratórios e salas de aula, os estudantes do nono ano do ensino fundamental das diversas escolas participantes recebiam de Jonivan informações sobre os cursos técnicos.

Os alunos ao completarem o nono ano podem concorrer a vagas no processo seletivo oferecido pelo IFF e fazer o médio técnico na instituição, no chamado Integrado. Até a pandemia de Covid-19 afetar por mais de um ano atividades presenciais em todo mundo, o projeto funcionou sem parar, como conta Jonivan: "foram 5 anos ininterruptos de visitas, com uma média de cerca de 600 estudantes da rede municipal por ano". Mas mesmo durante a pandemia, o Sexta adaptou-se e seguiu em frente, com visitas virtuais.

Para facilitar o acesso de estudantes a informações sobre os cursos técnicos oferecidos no campus, Jonivan incluiu em seu canal no Youtube, Ponto de Encontro 2024, o Especial Cursos Técnicos. Nele, foram realizadas nove entrevistas com professores dos cursos. A conversa é sobre a formação oferecida e detalhes do dia a dia acadêmico de cada curso. "Esse material foi criado por conta do projeto de extensão "Visitas Guiadas para alunos concludentes do ensino fundamental da rede municipal de Campos dos Goytacazes" (submetido este ano) e serve para que os estudantes, responsáveis e escolas tenham informações detalhadas", explica Jonivan.

Pesquisa - A Sexta no IFF foi acompanhada pela psicóloga Fernanda Brant Gabry Stellet, que atua nas secretarias de educação dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, no Norte Fluminense. Ela observou muitas visitas e viu também, nas escolas, a reação dos alunos. A Educação Profissional e Tecnológica é parte do trabalho de Orientação Profissional desenvolvido por Fernanda. A visita guiada é tema de sua dissertação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (PROFEPT).

A pesquisadora também desenvolveu com o professor pesquisador do Campus Campos, Centro Adelson Siqueira, Carvalho o "Guia contribuições da teoria da aprendizagem significativa, de mapas conceituais e metodologias ativas em ações de visita guiada em institutos federais". Nele, os autores "apresentam três estratégias construídas para serem implementadas na ação Sexta no IFF, contribuindo para potencializar a aprendizagem de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental acerca das informações apresentadas nas visitas guiadas ao IFF campus Campos Centro". Embora trate do projeto de Campos dos Goytacazes, Fernanda acredita que o guia pode ser ser "utilizado em outros institutos pelo Brasil", onde também há visitas guiadas.