Notícias
Renato Aquino
Servidores e aposentados destacam contribuições do diretor para o IFF
O professor Renato Aquino passou mal em sua residência, na cidade de Niterói (Foto: Divulgação).
O professor Renato Aquino acompanhou até onde pode os desdobramentos institucionais da Escola Técnica Federal de Campos (ETFC), da qual foi diretor no período de 1967 a 1974, sua sucessão para Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) e, posteriormente, o Instituto Federal Fluminense (IFF), em 2008. O professor aposentado do Curso de Eletrotécnica Nylson Macedo lembra que o Conselho de Educação nomeou o professor Renato para o cargo, em substituição ao engenheiro Nilo Peçanha Araújo, designado para presidir a hidrelétrica do São Francisco. "O Conselho se reuniu novamente e indicou Renato Aquino que foi quem realmente foi o primeiro diretor".
Em 2014, Aquino participou da cerimônia de inauguração da reforma do Ginásio de esportes Fernando Duncan, obra original de seu tempo como diretor. Além do forte vínculo com o Instituto, ele foi professor de História da Arte, no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Filosofia de Campos e diretor do Grupo Thoquino, indústria de bebidas sediada em São João da Barra.
Ainda na quinta-feira, o diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Augusto Sanguedo Boynard, instituiu o Luto Oficial no campus em homenagem. "O professor Renato Aquino era um participante ativo da nossa escola, muito presente nas atividades e muito presente também na vida da cidade", enfatiza Boynard.
Referência - O professor Jefferson Manhães de Azevedo, ex-diretor-geral do campus e ex-reitor do IFF ressalta o perfil profissional e pessoal de Aquino: "como diretor, era muito ousado para o seu tempo! Como arquiteto fez avanços muito significativos na nossa instituição, sendo responsável pela nossa transição da antiga sede da Escola de Aprendizes Artífices (na Rua Tenente Coronel Cardoso, no Centro de Campos, e depois Faculdade de Direito) para a Rua Dr, Siqueira. Foi ele que construiu o ginásio, com aquela arquitetura, também ousada para o seu tempo, inclusive com a fabricação de alguns componentes. Ele colocou a nossa instituição em uma posição muito destacada no cenário nacional e deixa marcas importantes para a educação da nossa cidade, mas também para o Brasil."
A professora Fátima Pereira Gomes, dos cursos de Estradas, Construção Civil e Edificações lembra da convivência com o professor Renato Aquino: "nossa sincera homenagem, não só pela sua grandiosa contribuição para nossa querida Escola Técnica Federal de Campos, mas também por sua presença que transmitia paz e tranquilidade para todos nós .Que Deus o receba na sua eterna misericórdia!"
O professor aposentado Gil Carlos Pereira Gomes, também docente da ETFC, ressalta os "inúmeros serviços prestados ao IFF-Campos, inclusive foi o responsável pela implementação dos Cursos Técnicos, proporcionando aos jovens da região uma formação sólida, que abriu as portas do mercado de trabalho. Descanse em paz!"
O sepultamento foi realizado no Cemitério Campo da Paz, às 17 horas desta sexta-feira, 1º de novembro.
Nota de Pesar da Direção-Geral