CAMPUS CAMPOS CENTRO

Servidores participam de reunião do Proext

por admin publicado 17/08/2015 20h15, última modificação 15/12/2017 13h51
Pauta foi o início do processo de acompanhamento dos projetos aprovados no Edital do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext 2015).

Os professores do IFFluminense Danielly Cozer Aliprandi e Antonio Leandro Crespo de Godoy participaram de uma reunião que teve como objetivo o início do processo de acompanhamento e monitoramento dos projetos aprovados pelo Edital do Programa de Extensão Universitária MEC/Sesu (Proext 2015), na Linha Temática de Desenvolvimento Urbano, no dia 12 de agosto, na sede do Ministério das Cidades, em Brasília.

Danielly e Antônio, professores do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do campus Campos Centro, são os coordenadores do projeto "Arquitetura, Inclusão e Cidadania: projetos de extensão para áreas de habitação de interesse social no município de Campos dos Goytacazes/RJ", contemplado no Edital para receber recursos para sua execução.

O evento, que reuniu os coordenadores de todos os trabalhos contemplados, contou com uma apresentação do Programa de Apoio à Extensão Universitária e do Programa Nacional de Capacitação das Cidades e teve ainda como pautas: implementação e execução orçamentária do Proext; processo de acompanhamento e monitoramento dos programas e projetos. A programação também contou com salas temáticas: Cadastro Territorial Multifinalitário; Mobilidade Urbana; Acesso à terra urbanizada; Habitação; Saneamento Ambiental; Trânsito.

O encontro possibilitou integrar os participantes, promover troca de experiências e esclarecer dúvidas a respeito dos procedimentos que integram o Programa. “Voltamos muito satisfeitos, pois nos ajudou a compreender melhor o funcionamento do Proext, especialmente em termos de gestão financeira e monitoramento de atividades. Foi também uma ótima oportunidade para conhecermos colegas de instituições de todo o Brasil e trocarmos ideias e informações sobre nossos projetos e dificuldades em executá-los”, declara Danielly.

Saiba Mais: "Arquitetura, Inclusão e Cidadania: projetos de extensão para áreas de habitação de interesse social no município de Campos dos Goytacazes/RJ" foi o quarto melhor colocado no Edital Proext 2015 em sua linha temática. Além dos professores, terá a participação de quatro bolsistas, um estagiário e um voluntário, tendo como foco a comunidade da Margem da Linha.

Desenvolvido desde o ano passado com participação de professores e alunos, o projeto concentra diversas questões e problemáticas como a falta de infraestrutura, riscos e condições de habitação e salubridade e busca apresentar soluções. Também tem contribuído para a problemática da luta por direitos dos moradores da comunidade.

A Margem da Linha sofre com condições precárias de habitação e saneamento e, desde 2011, passa por uma polêmica devido à iniciativa da Prefeitura de transferir os moradores para o distrito de Ururaí, ao mesmo tempo em que a região se valoriza e recebe empreendimentos imobiliários de luxo.

Diversas atividades já foram realizadas, tais como: seminário com os moradores para expor o projeto de extensão, esclarecendo dúvidas e ouvir suas demandas para traçar o plano de intervenção em conjunto; levantamento técnico e arquitetônico de algumas casas; audiência pública; análises das condições de conforto, infraestrutura e locação das residências existentes na comunidade; e propostas alternativas à remoção dos moradores com objetivo de apresentar à administração municipal.

São parceiros e colaboradores os membros do Centro Juvenil São Pedro, da Rede Salesiano, UENF, UFF, Candido Mendes e TV Futura.

Visite o blog do projeto AQUI.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/08/15)