CAMPUS CAMPOS CENTRO

Trabalho do Napnee em encontro de geógrafos

por admin publicado 16/01/2013 16h20, última modificação 15/12/2017 13h54
Projeto desenvolvido no campus Campos-Centro produz mapas geográficos para estudantes com deficiência visual e será apresentado na Universidade Federal de Goiás.

Será apresentado no 20º Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, que acontece até o próximo dia 19, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO, o trabalho “Confecção de mapas táteis e sua aplicação no ensino de História e Geografia”, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com   Necessidades Especiais Educacionais (Napnee) do campus Campos-Centro. Este projeto desenvolve, já algum tempo, mapas geográficos especializados para estudantes com deficiências visuais.

Aluno da Licenciatura em Geografia e um dos integrantes do Napnee, Renato Batista, é o responsável pela apresentação. A coordenação do projeto é de Sirley Brandão, que comenta um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo:

— São mapas geográficos em alto-relevo feitos para pessoas com deficiências visuais. São confeccionados com vários materiais, como emborrachados, lixas, cortiças, papéis com diferentes texturas, cola, linhas e miçangas, por exemplo. — explica Sirley, dizendo que alunos do IFF, de Licenciatura em Geografia e, também, do Ensino Médio, já participam de aulas de Geografia e História com o uso dos mapas táteis.

— Eles participam das aulas normais, usando os mapas. Isso é importante porque é uma inclusão dos alunos que não enxergam. Eles acham super interessante porque quando estão em outras escolas, por exemplo, não têm acesso a esse material. Então, quando entram em contato com esse material, nas aulas, se sentem valorizados. — acrescenta.

As representações gráficas desenvolvidos pelo Napnee são mapas de referência geral – como aqueles encontrados em livros e atlas – e produzidos em uma escala que facilite o aprendizado dos estudantes. A confecção dos mapas táteis para o ensino das disciplinas Geografia e História tem se apresentado como um eficiente recurso pedagógico no ensino-aprendizagem nas aulas do IFF.