CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Jovem aprendiz

Trocas de experiências e descobertas no IFF Campus Campos Centro

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 21/07/2025 16h33, última modificação 21/07/2025 16h33
Em parceria com a empresa Ferthymar e a Obra do Salvador, IFF recebe a contribuição de jovens para várias atividades.
Jovem Aprendiz

Luiz Paulo, funcionário da empresa parceira Ferthymar, vai passando sua experiênci para Gabrielly Lima (Fotos: Antonio Barros/Ascom).

   Gabrielly Lima, de 18 anos, vai aprendendo com Luiz Paulo da Silva o jeitinho certo para lidar com toda sorte de pessoas. Percebeu logo de saída que a paciência é uma virtude essencial no setor. Eles estão na linha de frente do atendimento no IFF Campus Campos Centro, na portaria principal, na Rua Dr. Siqueira. “Aqui dá todo tipo de público. Você tem de saber ter jogo de cintura, saber lidar com as pessoas, o tom de voz, como falar, o jeito de falar com as pessoas. Vou passando tudo isso pra ela”, detalha ele. Gabrielly integra o grupo de nove jovens aprendizes em atividade no IFF Campus Campos Centro.

   Sempre orientada por Luiz Paulo, que já tinha trabalhado com jovens em empresas privadas, Gabrielly vai pegando o jeito e descobrindo-se boa comunicadora. “Eu era bastante tímida e aí comecei a lidar mais com as pessoas”, conta ela. Além de melhorar seu potencial comunicativo, também aproveita: “É um serviço tranquilo pra eu poder estudar. Foi uma oportunidade boa.” A Jovem Aprendiz está no terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Nilo Peçanha. Optou por estudar à noite para ter um tempo de intervalo à tarde. Cursar Segurança do Trabalho no campus é uma das possibilidades que pesquisa.

    A simpatia costuma fazer parte do perfil profissional do chamado pessoal de apoio no campus. O serviço é variado. Pode ser o transporte de um galão de água para algum setor ou dar uma mãozinha ao lendário funcionário Campinho para levar carteiras e outros mobiliários de um setor para outro. Coisas que Ítalo Eduardo Pereira, 23 anos, logo aprendeu a fazer com bom entrosamento. Ele está no programa no IFF há um ano.

   “Sou estudante de Engenharia Mecânica, do terceiro período, então foi mais fácil porque eu já conhecia o ambiente da escola, já conhecia alguns setores e a convivência com os funcionários está sendo muito boa. Antes, ele concluiu em 2022 o Curso Técnico Concomitante em Telecomunicações, no ano seguinte prestou o vestibular e obteve a vaga na engenharia.

Planos para o futuro

   Como futuro engenheiro, Ítalo procura fazer uma boa gestão do tempo, pois tem o expediente do programa no Campos Centro, a faculdade e ainda um dia de curso por semana na Obra do Salvador. “De manhã estou como Jovem Aprendiz e à tarde e à noite fico na faculdade. Graças ao ônibus universitário (Transporte Universitário, projeto mantido pela prefeitura de Campos) agora estou podendo ir mais e voltar. Venho de manhã e volto à noite no ônibus – mora em Saturnino Braga, a cerca de 40 km do IFF Campos Centro. Seu sonho é ir para a Petrobrás ou tornar-se engenheiro mecânico de helicópteros e aviões.

   Fabiano Braz (E) e Kaio Amaral.Fabiano Braz Silva Jr. (E) Tem interesse na área de TI e iniciou em junho no atendimento na manutenção, setor da Diretoria de Infraestrutura, ajudando a abrir ordens de serviço. “Não imaginava que era tão grande assim! Tem muitas salas e é interessante - observa ele sobre o IFF Campos Centro. "Ontem mesmo eu estava pensando em fazer faculdade aqui, de Análise de Sistemas. Ele está frequentando um curso particular de tecnologia da informação (TI) à noite." Kaio Nunes dos Santos Amaral, 18 anos, também está iniciando na manutenção. Recentemente, ele participou da cerimônia de formatura de cursos técnicos integrados ao ensino médio, após concluir o curso de Eletrotécnica. Sua intenção é trabalhar na área. 

   
 "Nós estamos muito otimistas com essa parceria e com esses jovens"

   Clarissy Fernandes está na Diretoria da Educação Básica e Profissional.Clarysse Fernandes, 17 anos, está se ambientando na Diretoria de Educação Básica e Profissional, onde tem aprendido sobre o atendimento aos alunos e pais, assim como outras atividades, tendo acompanhamento feito pelas servidoras do setor. “É uma coisa nova e eu fiquei nervosa no começo porque não sabia como ia ser, mas estou me adaptando e estou gostando daqui e agora estão me passando algumas atividades para eu fazer.” Lida muito com estudantes “quando eu não sei responder eu anoto e passo para Thais. Eu quero fazer faculdade, porque eu quero ser arquiteta ou fazer design de interiores”. Ela já esteve conversando coma  mãe sobre os cursos oferecidos pelo campus (Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico). 

Avaliação positiva

   A diretora de Planejamento do IFF Campos Centro, Camila Romero, conta como o projeto vem sendo desenvolvido: “essa ideia surgiu com uma percepção nossa de que poderíamos contribuir um pouco mais para a formação dos jovens da nossa região. Essa ação só foi possível por meio de uma parceria que nós temos entre o Campus Campos Centro e a nossa empresa terceirizada, a Ferthymar, que presta serviços ao campus. Foi a Ferthymar, por meio da Obra do Salvador, que realizou a contratação dos jovens aprendizes que hoje atuam no IFF.”

   A experiência iniciou com um Jovem Aprendiz no ano passado e agora são nove. Em relação à expectativa da gestão, Camila entende que "é uma participação dupla: de um lado a gente pretende oferecer aos jovens uma oportunidade real de desenvolvimento, com vínculo formal, essa vivência no ambiente institucional e acho que de outro contribuir para a melhoria mesmo dos nossos processos internos, já que esses aprendizes atuam com muita dedicação e responsabilidade nas tarefas do dia a dia. Nós estamos muito otimistas com essa parceria e com esses jovens”, finaliza Camila.