Notícias
Maior festival de ciência do mundo acontece em Campos
De 20 a 22 deste mês, cidades do mundo inteiro promovem o Pint of Science, evento que surgiu em Londres, em 2013, trazendo palestras e pesquisas científicas para bares. Em Campos, três bares vão receber 19 renomados palestrantes com temas relevantes. É a segunda vez que a cidade sedia o festival. Serão dois bares na Avenida Pelinca: Antônio e Sagritos, e Armazém Gastropub, na Avenida Arthur Bernandes.
Os temas foram organizados em nove mesas-redondas de áreas distintas do conhecimento. Para quem não conhece produções e artigos científicos realizados nas universidades, esta é uma forma de apresentar ao grande público o que os pesquisadores realizam nas instituições de ensino superior, e que tem aplicação no nosso dia a dia. No festival, por exemplo, mestres e doutores brasileiros e estrangeiros estarão nos bares para compartilhar suas obras científicas. Em Campos, a programação é bastante diversificada.
A coordenadora do Pint of Science em Campos é a doutora e bióloga Aline Intorne, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Ela considera que o evento cresceu por interesse e adesão de pesquisadores e estudantes este ano quando comparado ao festival realizado em 2018, que já foi um sucesso de público. O Pint of Science em Campos é realizado pela UENF e tem apoio de diversas instituições de ensino como IFRJ, IFF, PUC-Rio, FMC e UFFRJ; a Livraria Leitura, além do governo municipal, entre outros. Os patrocinadores do evento são a Cervejaria Pindorama e o Laboratório de Análises Clínicas Hemoclin. A equipe de trabalho reúne cerca de 15 voluntários que ajudam a realizar e divulgar o festival, além dos 19 mestres e doutores que se apresentarão nos bares da cidade com suas pesquisas científicas.
O público tem acesso livre para as reuniões nos bares de Campos e em qualquer cidade onde o Pint of Science é realizado no país. O evento é gratuito. A expectativa para a segunda edição entre o público é grande, pois é uma maneira divertida e agregadora de se promover conhecimento. A programação completa das apresentações nas cidades brasileiras pode ser conferida no site do evento www.pintofscience.com.br, bastando selecionar o local desejado. Confira a seguir, um resumo das apresentações em Campos dos Goytacazes, de 20 a 22 de maio:
Programação
Bar Antônio
Dia 20
Tema: Aedes: cadeia nele!
“Acabamos com os mosquitos ou eles acabam com a gente?”
Palestrante: Richard Ian Samuels (Bacharel em Zoologia (Universidade de Durham), mestre (Universidade de Londres) e doutor (Universidade de Bath). Professor na UENF e coordenador da Rede Zika da FAPERJ).
“Barrepel uma nova estratégia no combate ao Aedes aegypti”
Palestrante: Edmilson José Maria (Bacharel e licenciado em Química pela UFJF. Doutor em Ciências/Química Orgânica pela UFMG com estágio no CNRS/ICSN Paris-França. Professor na UENF).
Dia 21
Tema: Campos e sua História
“Vila de São Salvador - província do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo?”
Palestrante: Carlos Eugênio Soares de Lemos (Formado em História (UNIFLU/FAFIC) e Letras (UFF/CEDERJ), mestre em Comunicação (ECO/UFRJ) e doutor em Ciências Humanas (IFCS/UFRJ). Professor da UFF).
“Transformações ambientais regionais vinculadas às globais”
Palestrante: Aristides Arthur Soffiati Netto (Graduado em história pela FAFIC, com mestrado em História e doutorado em História Social pela UFRJ. Professor da UFF).
Dia 22
Tema: Respirar mata mais do que se imagina
“De onde vem as partículas atmosféricas e quais seus efeitos em nossa vida?”
Palestrante: Adriana Gioda (Química, mestre (UFSM) e doutora (UFRJ). Por 5 anos trabalhou na Universidade de Puerto Rico nos Estados Unidos. Professora da PUC-Rio).
“Impacto da poluição aérea nas doenças respiratórias”
Palestrante: Patrícia Andrade Meireles (Médica Pneumologista pelo Instituto de Doenças do Tórax -UFRJ).
Bar Sagritos
Dia 20
Tema: Comida, diversão e arte
“Sim! Nós temos... feijão!”
Palestrante: Rosana Rodrigues (Engenheira agrônoma e mestre pela UFRRJ. Doutora pela UENF com Pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida. Professora e Pró-Reitora da UENF).
“Cana-de-açúcar: do campo à cachaça”
Palestrante: Giovane Leal de Souza Silva (Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia pela UFRRJ. Professor da UFRRJ).
“Tradição e cultura: a doce literatura campista”
Palestrante: Carmen Eugênia Sampaio de Lemos Gomes (Historiadora pela FAFIC e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM. Professora da rede pública municipal, estadual e UNIFLU)
Dia 21
Tema: Sociedade da (des)informação
“Me engana que eu posto: o problema das Fake News na Ciência”
Palestrantes:
Franz Viana Borges (Biólogo, mestre e doutor pela UENF. É professor do IFF).
Fabiane Araújo (É bacharel em Sistemas de Informação, e mestre pelo IFF. CEO na Empresa de desenvolvimento de software Hendel. Professora na UCAM).
Dia 22
Tema: Mulher, anzol e tubos de ensaio
“O futuro feminino: desafios e conquistas da mulher na Ciência”
Palestrante: Hingrid Yara Souza Quintino (Bióloga, mestre (UFRJ) e doutora (USP). É especialista em besouros e editora e administradora do site Mulheres na Ciência).
“Mulheres na cadeia produtiva da pesca artesanal”
Suelen Ribeiro de Souza (graduada em História (UNIFSJ), mestre e doutoranda em Políticas Sociais (UENF).
Armazém Gastropub
Dia 20
Tema: Homem do futuro: você tem medo?
“Como será o homem do futuro?”
Palestrante: João Carlos de Aquino Almeida (Biólogo, Mestre e Doutor em Biofísica pela UFRJ. Professor da UENF).
“Sociedade e relações humanas no século XXI”
Palestrante: Gisele Maria Ribeiro de Almeida (Economista, Mestre e Doutora em Sociologia pela Unicamp. É professora da UFF).
Dia 21
Tema: Todos os animais merecem cuidados
“Medicina Veterinária Regenerativa: Uma nova abordagem terapêutica para o seu animal de estimação”
Palestrante: Enrico Jardim Clemente Santos (Biólogo e mestre pela UENF. Fez doutorado na USP e Pós-doutorado na UNIFESP)
“Um olhar sobre as interações entre o lixo marinho e os animais”
Palestrante: Ana Paula Madeira Di Beneditto (Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela UENF. Professora da UENF)
Dia 22 –
Tema: Crianças querem ciência
“Educação Matemática: A OBMEP como instrumento de inclusão social”
Palestrante: Nelson Machado Barbosa (Matemático (UENF), mestre e doutor em Modelagem Computacional (UERJ). Professor da UENF).
“Divulgando Ciência e despertando vocações”
Palestrante: Marcelo de Oliveira Souza (Bacharel, licenciado, mestre (UFF) e doutor em Física (UFRJ). Professor da UENF, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e da entidade internacional Astrônomos sem Fronteiras (UNAWE).
Mais informações, imagens, vídeos e links do Pint of Science no Brasil e no mundo, acesse os sites: