CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ciência na rua

IFF marcará presença no evento mundial Pint of Science Brasil

por Comunicação Social do Campus Campos Centro/Com informações do site do evento publicado 05/04/2018 14h03, última modificação 24/04/2018 18h24
Edição 2018 vai ter no país a participação de 56 cidades em várias regiões, entre elas Campos dos Goytacazes.

O Pint of Science começou em Londres, em 2012, por iniciativa dos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul. Ambos pesquisavam doenças neurodegenerativas e organizaram o Encontro com Pesquisadores, em que levaram para o laboratório pacientes e familiares visando compartilhar informações sobre seus trabalhos. No ano seguinte, foi organizado um festival para o público, em que diversos temas científicos foram apresentados com a proposta de linguagem acessível e forma descontraída.

No Brasil, o projeto chegou em 2015 conduzido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP São Carlos (ICMC-USP). O evento aconteceu em dois lugares diferentes durante três dias e reuniu 400 pessoas. Este ano, os encontros ocorrerão no país no período de 14 a 16 de maio. O intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) Reginaldo Ferreira da Silva e o professor de música Charles William Vianna, ambos servidores do IFF participarão do evento em Campos. O tema dos servidores é a música e as abordagens acontecerão na programação do dia 16 de maio.  

Diversas instituições de ensino e estudiosos de Campos dos Goytacazes vão participar do evento. De acordo com os organizadores, "a ideia é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidades, de maneira acessível e divertida, temas que têm influência no cotidiano". Bares e pizzarias estão entre os locais em que se poderá "conversar sobre assuntos como febre amarela, funcionamento do cérebro ou efeito estufa".

Veja AQUI a programação em Campos dos Goytacazes

Áreas de conhecimento