CAMPUS ITABORAI

Notícias

Diálogo

Audiência Pública em Cachoeiras de Macacu debate implantação do IFF Itaboraí

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2021 10h50, última modificação 23/03/2021 19h04
Encontro virtual está marcado para o dia 01 de abril, às 15h.
Audiência Pública em Cachoeiras de Macacu debate implantação do IFF Itaboraí

Serão realizadas audiências com diferentes municípios do entorno de Itaboraí (Arte: Bruno Leite).

 O IFF Campus Itaboraí – em construção – iniciou no mês de março de 2021 uma série de audiências públicas para debater com a população local e da região a proposta da unidade, os cursos a serem ofertados e o papel da instituição para promover a educação e, por meio dela, ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali residem.

 Os primeiros municípios a participarem deste processo de escuta foram Tanguá, no dia 22, e Rio Bonito, no dia 25. Agora, chegou a vez de Cachoeiras de Macacu. O encontro está agendado para o dia 01 de abril, às 15h, pelo canal do IFF no YouTube, o IFFTube, por meio de um link direto, clicando AQUI. O evento é aberto a todos os interessados e diversos segmentos da sociedade estão sendo convidados pela prefeitura.

 Participam o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, o prefeito do município, Rafael Muzzi de Miranda, e o diretor de implantação do Campus Itaboraí, Vicente de Paulo Santos de Oliveira. De acordo com a dinâmica da audiência, eles fazem uma apresentação para, após, responderem perguntas dos participantes que poderão, também, enviar sugestões por meio de um formulário eletrônico a ser disponibilizado.

 De acordo com Vicente, a expectativa é de que a equipe de implantação do campus receba as demandas dos diferentes segmentos e que cada município apresente suas expectativas. “Todas as contribuições serão registradas para serem avaliadas e incorporadas à proposta final do Projeto Político Pedagógico (PPP) do campus”, diz.  O PPP estabelece diretrizes e concepções, com propostas de cursos e referências para a unidade. O documento também está sendo apresentado para receber sugestões.

 Ainda participarão do ciclo de audiências públicas, além de Itaboraí, os municípios de Maricá - onde o IFF já conta com um campus em funcionamento -, São Gonçalo, Magé, Guapimirim e Silva Jardim. 

Saiba Mais:

 O Campus Itaboraí será a 12ª unidade do IFF e a segunda na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Sua obra, orçada em R$ 7.629.079,47, está localizada em área central, com aproximadamente 35 mil metros quadrados, na rua Isaura Pantoja, S/N°. Conta com blocos administrativos e pedagógicos, aproximadamente 20 laboratórios, biblioteca, auditório, 12 salas de aula e ginásio esportivo.

 De acordo com Vicente, o trabalho encontra-se em ritmo avançado e com o cronograma adiantado em cerca de 30 dias. “Se todo o recurso para empenho da obra for liberado pela Setec/MEC, provavelmente será finalizada integralmente em setembro/outubro deste ano”, afirma.

 Com isso, o planejamento é iniciar algumas atividades ainda este ano com cursos de curta duração e, possivelmente, uma pós-graduação voltada para docentes da rede pública, com as matrículas vinculadas ao Campus Maricá. “Mas o funcionamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2022 com o possível recebimento de código de vagas de docentes e de servidores técnico-administrativos”, explica o diretor.    

registrado em: ,