CAMPUS ITABORAI

Campus Itaboraí

Estudantes do IFF participam de visitas técnicas

por Campus Itaboraí com Comunicação Social da Reitoria publicado 22/03/2023 16h32, última modificação 27/03/2023 13h24
Os locais visitados foram o Parque Tecnológico da UFRJ e a Estação de Tratamento de Água de Tanguá.
Estudantes do IFF participam de visitas técnicas

(Fotos: Campus Itaboraí / IFF)

Os alunos do curso de Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade do IFF Campus Itaboraí participaram de duas visitas técnicas, nos dias 10 e 11 de março. A primeira foi ao Parque Tecnológico da UFRJ e a segunda à Estação de Tratamento de Água de Tanguá. Nesta última, os participantes tiveram a oportunidade de entender de perto e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Estação de Água, que faz parte da empresa Águas do Rio.

O aluno Rafael Soares ficou entusiasmado com a experiência. Segundo ele, as visitas técnicas promovidas pela Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade foram muito proveitosas, permitindo que os alunos estabelecessem conexões entre os aspectos teóricos vistos em sala de aula e a prática das atividades que causam impacto ambiental com suas atividades. "Tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Tecnológico da UFRJ, que eu particularmente sequer sabia da existência. Grandes corporações mantêm lá instalações destinadas ao desenvolvimento de tecnologias em parceria com a universidade voltadas às novas demandas do mercado. Na visita às estações de tratamento de afluentes (ETA) e de efluentes (ETE), respectivamente dos municípios de Tanguá/RJ e São Gonçalo/RJ, pudemos conhecer os processos de tratamento da água potável que chega às residências para consumo; e do esgoto urbano, cujo destino final são os leitos d'água”, conta Rafael.

O Coordenador da pós-graduação, Anderson Vidal, pontua o diferencial dessas atividades pedagógicas oferecidas pelo Campus Itaboraí: “É muito raro você encontrar no mercado uma pós-graduação que em um período de 1 ano e meio faça cinco visitas técnicas, sem qualquer custo com mensalidades ou visitação para os alunos, que tiveram o transporte custeado do Campus Itaboraí aos locais de visita", afirma Anderson, acrescentando que além de usufruírem de uma boa estrutura, é proporcionada aos alunos uma imersão na realidade dos assuntos que tocam à sustentabilidade. "Desta vez, eles viram como as empresas atuam no Parque Tecnológico da UFRJ e puderam conhecer durante um dia inteiro duas estações de tratamento por meio de uma complexa e bem organizada recepção da empresa Águas do Rio, que detalhou todos os seus processos com demonstrações de campo e palestras”, destaca o coordenador.

Todas as visitas técnicas têm caráter avaliativo e pedagógico e proporcionam aos alunos experiências imersivas sobre práticas sustentáveis e inovadoras.