CAMPUS ITABORAI

IFF e Inea formalizam acordo de cooperação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2022 08h00, última modificação 15/09/2022 09h11
Representantes das duas instituições formalizaram o convênio, a partir de demanda do IFF Campus Itaboraí.
IFF e Inea formalizam acordo de cooperação

Estudantes do IFF Itaboraí realizam visitas técnicas sobre práticas de sustentabilidade no Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Inea, em Cachoeiras de Macacu (Foto: Divulgação/IFF).

O Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea) formalizaram acordo de cooperação com objetivo de promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando capacitar e sensibilizar a população residente no entorno do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e o corpo discente do IFF quanto à temática ambiental e à promoção do desenvolvimento sustentável; incentivar e desenvolver pesquisas científicas na área de meio ambiente e turismo ecológico; e contribuir com a qualificação de servidores do Inea.

Apesar de beneficiar toda a rede do IFFluminense, o acordo teve a iniciativa do IFF Campus Itaboraí, que colocou como epicentro das suas atividades a sustentabilidade e as energias.

O diretor-geral do Campus Itaboraí, Vicente de Oliveira, ressalta a importância dessa parceria. “O acordo com instituições relevantes como o Inea reforça a efetividade da política pedagógica do IFFluminense, especialmente voltada à sustentabilidade. A nossa principal ação conjunta envolve o Parque Estadual dos Três Picos, um tesouro do nosso Estado para a realização de pesquisas e projetos científicos, além de visitas técnicas que irão qualificar mais os nossos cursos, permitindo aos nossos alunos um acesso diferenciado no aprendizado”.

Alexandre Donato de Sá, gestor responsável pelo Parque Estadual dos Três Picos, enfatiza que essa parceria vai render bons frutos. "Nós do PETP nos importamos com a sensação de pertencimento da população que mora no entorno. A qualificação e a pesquisa são chaves para o crescimento sustentável de qualquer organização”.

O convênio terá a duração de 36 meses. O acordo foi publicado no diário oficial do Estado do Rio de Janeiro. Alunos da Pós-graduação em Energias e Sustentabilidade e do curso de extensão em Ambiente e Sustentabilidade, ambos do IFF Campus Itaboraí, já realizaram visita ao Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Inea, em Cachoeiras de Macacu.