CAMPUS ITABORAI

Campus Itaboraí

IFF Itaboraí lança parceria em prol do empreendedorismo, emprego e inovação

por Campus Itaboraí com Comunicação Social da Reitoria publicado 28/03/2023 14h57, última modificação 29/03/2023 14h06
Membros do Núcleo de Oportunidades, Empreendedorismo e Inovação fizeram a primeira reunião presencial da coalisão entre IFF Itaboraí, Sebrae, grupos de representações empresariais (CDL e ASCIRB), Prefeituras e o Conleste.
IFF Itaboraí lança parceria em prol do empreendedorismo, emprego e inovação

(Fotos: Campus Itaboraí / IFF)

A Coordenação de Empreendedorismo e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaboraí promoveu, no dia 21 de março, a primeira reunião do Núcleo de Oportunidades, Empreendedorismo e Inovação (Noei), grupo que tem como objetivo somar esforços de várias instituições públicas e privadas que atuem em prol do emprego, empreendedorismo e inovação em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O núcleo está tendo um cuidado especial para que as ações individuais de cada instituição representem uma complementação e ajuda mútua aos parceiros, observando as iniciativas de cada um. O grupo ainda está em crescimento, com a recente chegada de outras entidades, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Tanguá e outras que estão por vir.

Humberto Mattos, líder MLG (Master em Liderança e Gestão Pública) e coordenador do Centro do Empreendedor de Itaboraí, enfatiza que o Noei será um diferencial na vida de diversos jovens não só de Itaboraí mas de todo o entorno ligado à comunidade escolar, uma vez que o "empreender vai além de exercer uma atividade empresarial, mas, sobretudo, dá início ao desenvolvimento de várias habilidades do sujeito. A oportunidade que o IFF proporcionou de compor o grupo com diversas representações dos setores público e privado com certeza irá potencializar ainda mais essa iniciativa e será apenas o início de várias outras parcerias”.

Na reunião, foram apresentadas algumas estratégias do grupo que já serão colocadas em prática este ano de 2023, como a oficina das soft skills, que vai trabalhar as habilidades socioemocionais dos futuros profissionais, e o projeto contemplado pelo Edital de Inovação Tecnológica – 2022 da Faperj (Processo SEI260003/002157/2022), que vai oferecer assistência técnica gratuita de profissionais em design gráfico e marketing digital aos pequenos empresários, especialmente do município Itaboraí e municípios circunvizinhos.

O coordenador de Empreendedorismo e Inovação do IFF Campus Itaboraí, Anderson Vidal, ressalta que “o campus está de portas abertas aos empreendedores. Queremos que eles finalmente sintam retorno dos tributos que geram e que pagam e por sua vez, esse apoio retroalimentará a criação de empregos, estágios e prosperidade na região”.

Anderson Vidal esclarece ainda que o grupo está começando agora, mas com muita humildade e força de vontade vai vencer as barreiras, como contendas ideológicas, polarização política e burocracias excessivas. "Vamos lutar por uma ideologia em comum – o fortalecimento da cultura do empreendedorismo e da inovação. Os nossos parceiros estão animados com a possibilidade de uso compartilhado de laboratórios, tecnoteca, auditório, além de outras maneiras que podemos mutuamente nos apoiar, em alguns casos, celebrando acordos de cooperação”, destaca.