Notícias
Arte e Cultura
Abertura da 3ª Festa Literária do IFF Itaperuna será nesta terça-feira, dia 29, com palestra online
A 3ª Festa Literária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a FLIFF, terá início nesta terça-feira, 29 de novembro, com uma palestra online aberta ao público em geral e transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna, no link https://youtu.be/H0ELL5dhbX0. O evento começa às 19h, com o pesquisador André Moreno falando sobre "A escrita militante e a atualidade de Lima Barreto".
As inscrições seguem abertas pelo site https://eventos.iff.edu.br/3fliffcampusitaperuna. Após efetuar o cadastro geral no site, é preciso se inscrever em cada uma das atividades em que tenha interesse, clicando em "participar", ao lado de cada uma delas na programação listada no site do evento.
O evento é organizado pela Academia de Letras do campus e acontecerá até 1º de dezembro, em formato híbrido, com a seguinte programação:
Terça-feira (29/11)
19h - Palestra online "A escrita militante e a atualidade de Lima Barreto", com André Moreno, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. Transmissão ao vivo pelo canal do campus no Youtube, o IFFTube Campus Itaperuna.
Quarta-feira (30/11)
10h - Oficina presencial "Desafios da educação antirracista em perspectiva de escrevivências e caminhos de falas", ministrada pelo professor Fábio Rodrigo Penna, com o propósito de propor uma biopolifonia acerca da importância da Educação Antirracista na sociedade brasileira, por meio de reflexões sobre memória e atualidade e de trocas de escrevivências. (no miniauditório do Parque Acadêmico Industrial).
13h - Encontro do Clube de Leitura Literature-se (no Cineteatro).
14h15 - Solenidade de posse dos novos Membros Efetivos da Academia de Letras do IFF Itaperuna (no Cineteatro).
Quinta-feira (01/12)
10h - Exposição "Lima Barreto: Vida e obra do triste visionário" (no Hall do Bloco B).
13h10 - Oficina prática "Teatro Jornal OnLine", com a professora Manuela Batista Nogueira, sobre essa técnica do Teatro do Oprimido que utiliza as notícias e as mídias sociais como ferramenta para debater as opressões, revelando as injustiças sociais que muitas vezes se escondem nos meios de comunicação de massa (no Cineteatro).
14h15 - Apresentações de “Uma homenagem de Osman Lins a Lima Barreto" e "Retratos em Diário Íntimo de Lima Barreto”, com Odalice de Castros Silva e Keila Vieira de Souza, fruto dos estudos empreendidos a partir do Grupo de Pesquisa “Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas” e do Projeto de Pesquisa “Histórias de Leituras: Bibliotecas Pessoais”.
Em caso de dúvidas, é possível entrar com contato com a organização do evento pelo e-mail giselda.bandoli@gsuite.iff.edu.br