CAMPUS ITAPERUNA

Evento

Abertura da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna tem palestra voltada a profissionais da Educação

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 22/08/2022 22h32, última modificação 23/08/2022 16h51
Plateia do Cineteatro do campus recebeu professores, supervisores escolares e estudantes para debater o tema 'Compreendendo os transtornos de aprendizagem e o TEA no âmbito escolar'.
Palestra de abertura da Semana Acadêmica com Cintia Arêas

Teve início nesta segunda-feira, dia 22 e agosto, a 9ª edição do mais tradicional evento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, a Semana Acadêmica. Ao longo destes dias, o campus estará de portas abertas com uma extensa programação composta por palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas práticas, competições esportivas e apresentação de salas temáticas.

A abertura oficial do evento ficou por conta de uma palestra com a psicopedagoga Cintia Arêas Mendes, que recebeu na plateia do Cineteatro professores, supervisores escolares e estudantes para tratar do tema "Compreendendo os transtornos de aprendizagem e o TEA no âmbito escolar". Durante duas horas, a profissional debateu com os participantes questões relacionadas às experiências em sala de aula e na interação com alunos ao longo da vida escolar.

"Tivemos um público bastante diversificado, com profissionais do IFF e também da rede municipal de ensino de Itaperuna, além de estudantes, que se mostraram muito abertos ao diálogo, conscientes da importância e até mesmo urgência em tratar do tema da inclusão. É gratificante a oportunidade de discutir, na abertura de um evento tão relevante como é a Semana Acadêmica, assuntos tão pertinentes e a cada dia se tornam mais presentes nas escolas e na sociedade", destacou Cintia Arêas Mendes.

Antes da palestra, houve uma apresentação musical com servidores do IFF Itaperuna e uma fala de boas-vindas do diretor-geral do campus, Filipe Ribeiro de Castro.

"Esse é um momento de muita alegria para a comunidade do Campus Itaperuna. Retornar a vivenciar a nossa Semana Acadêmica de forma presencial é uma experiência animadora e importante para o processo de ressocialização dos nossos estudantes. A semana está cheia de atividades pensadas e construídas por servidores e estudantes para abrilhantar o evento", ressaltou o diretor-geral.

Inscrições abertas pelo site

O evento segue até sexta-feira, dia 26 de agosto. É possível fazer a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna, sendo que para as palestras, oficinas e minicursos, o cadastro precisa ser feito, pelo menos, uma hora antes do início, caso ainda tenha vagas disponíveis.

Nesta terça-feira, 23, terá início a visitação às salas temáticas, que é uma das principais atrações da Semana Acadêmica do IFF Itaperuna. Até quinta-feira, 25, sempre no turno da manhã, o público poderá visitar os 11 espaços montados por alunos e servidores, que abordam temas da atualidade e experimentos técnicos, com demonstração de equipamentos de laboratórios, encenações teatrais, apresentações musicais e os mais diversos momentos de integração com o público do evento. As salas temáticas deste ano serão as seguintes:

• Tons e cores na Matemática
  • Navegar é preciso!
  • Mar de elementos
  • A eletrotécnica em nossas vidas
  • Primavera silenciosa
  • Os marketeiros – nos caminhos do Marketing
  • Astrocine: Astronomia e cinema para a popularização da Ciência
  • Cultura e diversidade: aprendizados da escola pública
  • Princesas revolucionárias
  • Quem somos nós
  • Sala do "por quê?"

Lembrando que para participar da visita às salas temáticas também é preciso fazer previamente a inscrição geral no evento, acessando o site https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.

Também nesta terça-feira começa a 7ª Olimpíada Estudantil do IFF Itaperuna, que pela primeira vez acontecerá dentro da programação da Semana Acadêmica. Desta vez, a competição será curso contra curso, com times formados pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados que disputarão partidas de futsal masculino e feminino, vôlei misto, queimada mista, atletismo (corrida de velocidade), xadrez e natação masculina e feminina. Os jogos serão no turno da tarde, conforme programação divulgada pela equipe de Educação Física do campus.

Veja a programação completa da Semana Acadêmica, os detalhes do evento e os links de inscrição nas atividades  em https://eventos.iff.edu.br/9semanaacademicaitaperuna.