CAMPUS ITAPERUNA

Notícias

Debate

Academia de Letras do IFF Itaperuna promove palestra sobre a escritora Maria Alice Barroso

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 06/10/2021 11h30, última modificação 06/10/2021 11h31
Evento será online, com transmissão pelo IFFTube Campus Itaperuna, nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 19h.
Academia de Letras do IFF Itaperuna

A Academia de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, em parceria com o projeto Literature-se, promoverá nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, às 19h, a palestra online "As narrativas em palimpsesto do romance regionalista fluminense: a contribuição literária de Maria Alice Barroso". A transmissão será pelo IFFTube Campus Itaperuna, a página oficial do campus no Youtube, e poderá ser acessada pelo link https://youtu.be/HNUVbYIg62E.

O evento, que é gratuito e aberto ao público em geral, concede certificado de participação aos inscritos. Para isso, é preciso efetuar a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/narrativasdemariaalicebarroso e preencher o formulário de presença, cujo link de acesso será divulgado durante a palestra.

A palestrante convidada para esta edição é a professora Ana Lúcia Costa, coordenadora do curso de Letras da Fundação São José e do Centro de Estudos Barrosianos. De acordo com a presidente da Academia de Letras do IFF Itaperuna e organizadora do evento, a professora Giselda Bandoli, a palestra objetiva apresentar os cinco romances de Maria Alice Barros, que são regionalistas e fazem parte do Ciclo Parada de Deus, bem como a estrutura de construção literária baseada na utilização de palimpsestos. O debate pretende ainda resgatar nossa história literária.

Grande escritora nascida em Miracema-RJ, Maria Alice Barroso foi também diretora da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional. Sua contribuição literária se destaca na literatura brasileira, sendo homenageada também fora do Brasil. Ganhadora de diversos prêmios literários, Maria Alice identifica o Noroeste Fluminense em seu espaço ficcional. No IFF Itaperuna, a escritora foi homenageada dando nome à biblioteca da instituição.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.