CAMPUS ITAPERUNA

Alunos classificados para fase final da 5ª ONHB

por admin publicado 30/09/2013 16h18, última modificação 18/12/2017 13h18
Alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Informática disputam a última etapa da competição, que acontece nos dias 19 e 20/10, em Campinas-SP.

Pelo quinto ano consecutivo, alunos do campus Itaperuna disputam a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Neste ano, foram classificadas para a fase final da competição cinco equipes dentre um total de 17 no estado do Rio de Janeiro e 300 de todo o país.

A fase final é presencial e acontece na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cada equipe, formada por três alunos, será testada por meio de provas e desafios.

“Ir para a final representa uma gratificação depois de todo esforço que tivemos para chegar nesse resultado e uma oportunidade de aprender mais, porque precisamos nos preparar para a próxima etapa da competição”, comenta Thamara da Silva Meireles, aluna do Curso de Eletrotécnica.

As equipes estão sendo orientadas pelo professor de História Fábio Gustavo Siqueira, que destaca a importância de um evento como a ONHB para a formação acadêmica e cidadã dos alunos.

“Além do aspecto humanístico, a experiência revela a força do nosso trabalho nas disciplinas propedêuticas, coordenado pelo professor João Felipe Borges, demonstrando o potencial de nosso ensino médio integrado e as possibilidades que se abrem para esses discentes no desenvolvimento de sua vida acadêmica”.

O professor Fábio ressalta ainda a “tradição” da participação dos alunos nas finais do evento. “Alunos do campus estiveram presentes nas finais das cinco edições da ONHB já realizadas, coincidentemente, ao longo da recente história do nosso campus. Aqui é importante destacar o papel da professora Luciana Machado, responsável por incentivar e orientar várias equipes que lá já estiveram ao longo desses anos, inclusive com medalhas de prata e bronze e diversas menções honrosas”, acrescenta.

(Publicada em 30/09/2013)