CAMPUS ITAPERUNA

Alunos curtem a piscina do IFF Itaperuna

por admin publicado 21/11/2014 16h05, última modificação 18/12/2017 13h22
A modalidade esportiva do terceiro bimestre de algumas turmas do campus é a natação, e alunos se unem para diversão e aprendizagem dentro da água.

Com a estação mais quente do ano e a sensação térmica de Itaperuna ultrapassando os 40 graus, as aulas de natação no IFF têm sido uma boa pedida para os alunos do instituto. Os professores de Educação Física Luciano Antonacci e Márcio Cabral estão trabalhando com os jovens para que eles desenvolvam e melhorem seu desempenho físico na água durante o terceiro bimestre.

Segundo o  professor Márcio, o primeiro fator positivo das aulas de natação é a melhoria na qualidade de vida que o esporte proporciona. Ele  cita três aspectos em que o esporte pode atuar: cognitivo, afetivo e motor.

"Na cognição e no desenvolvimento motor do corpo, a natação tende a melhorar a memória do indivíduo, ajudar na coordenação motora global e fortalecer o corpo como um todo. No nível emocional, qualquer progresso dentro d’água contribui para que as pessoas aumentem sua autoestima e autoconfiança, pois ao se acostumarem com o outro ambiente, eles vencem desafios e medos relacionados ao meio aquático", conta o professor.

Outra contribuição da natação para a saúde é a prevenção de problemas como a obesidade, conforme destaca o professor Luciano.

“Em relação à saúde, a natação oferece um aumento do gasto energético que previne a obesidade, grande problema de saúde hoje em dia”, explica.

Os estudantes têm tirado proveito das aulas.  Pablo Ribeiro, do curso de Informática integrado II, diz que a natação é uma atividade física importante, pois muitos na escola não sabiam nadar e queriam aprender.

"As aulas também estimulam a união e descontraem a turma”, ressalta.

Para Alberto Lucas, do curso Informática Integrado III e presidente do grêmio estudantil, a atividade veio em boa hora:

“A natação, por ser um esporte refrescante, é ideal para esta época do ano”, diz.

Atividade para servidores
Não apenas os alunos, mas também os servidores técnico-administrativos do IFFluminense estão embarcando na onda do esporte. O projeto de qualidade de vida desenvolvido no campus Itaperuna proporciona atividades físicas para o grupo.

“A direção se reuniu com os professores de Educação Física para pensarmos em atividades na água que relaxam e têm o poder de integrar as pessoas. Traz benefício psicológico e um benefício emocional”, conta Luciano.

As atividades dos técnico-administrativos acontecem às terças e quintas-feiras. Na parte da manhã, o professor Márcio ministra as aulas de natação. Durante a noite, Luciano realiza atividades na academia do instituto.

Segundo o Ministério da Saúde, a realização dessa prática esportiva, além de fortalecer a musculatura, também previne e controla doenças cardiovasculares, problemas relacionados a ansiedade e depressão, diabetes, obesidade e sobrepeso e alguns tipos de câncer.

Essa reportagem e as fotos foram produzidas pela aluna Christinny Garibaldi, do campus Itaperuna.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 21/11/2014)