Notícias
Formação Docente
Alunos da rede estadual participam de demonstrações em laboratório realizadas por licenciandos em Química do IFF Itaperuna

Os estudantes participaram de demonstrações práticas no laboratório
Uma manhã de muito aprendizado e interação para estudantes do Colégio Estadual Chequer Jorge, que estiveram nesta terça-feira, 29 de abril, nos laboratórios do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna para participarem de uma série de série de demonstrações de experimentos eletroquímicos.
A visita fez parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes, em que licenciandos em Química do IFF Itaperuna ministram aulas práticas nos laboratórios para estudantes de escolas parceiras.
De acordo com a coordenadora do programa no campus, a professora Josane Alves Lessa, escolas da região, como o Chequer Jorge, também recebem em suas dependências os bolsistas do IFF para atividades de pesquisa.
“O projeto da área de Química do campus prevê a visita dos estudantes ao IFF, sobretudo aos laboratórios de ensino, para permitir a aplicação prática da teoria, a exploração de conceitos e fortalecimento da aprendizagem”, explica a coordenadora.
Inserção dos licenciandos no contexto escolar
Ainda de acordo com Josane Lessa, o programa incentiva a formação de docentes de nível superior para a educação básica, contribui para a valorização do magistério, eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, incentiva professores como coformadores de futuros docentes e contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
“A execução dos projetos de PIBID propicia, portanto, a inserção dos licenciandos no contexto escolar e seus aprofundamentos, fortalecendo sua formação e consequentemente os objetivos do curso de Licenciatura em Química. As parcerias com as escolas poderão, ainda, fortalecer diversas outras ações das quais nossos licenciandos participam, como atividades de extensão, pesquisa científica em educação, acesso à escola campo para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, além de abrir um canal para divulgação científica, divulgação das ações de formação continuada para professores da rede pública realizadas pelo IFF”, ressalta.
Essa foi a segunda visita de estudantes do Colégio Estadual Chequer Jorge aos laboratórios do campus por meio do projeto. Um outro grupo já havia participado das atividades de prática experimental de eletroquímica no último dia 24 de abril. As visitas foram realizadas sob supervisão da professora Camila Fernandes.