CAMPUS ITAPERUNA

ALUNOS DESTACAM-SE MAIS UMA VEZ NA ONHB

por admin publicado 11/06/2014 11h05, última modificação 18/12/2017 13h18
Após disputar as eliminatórias da 6a ONHB, três equipes de estudantes classificam-se com destaque para a fase final da competição, que acontece em agosto, em Campinas (SP).

A participação dos estudantes na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) já se tornou uma tradição para o campus Itaperuna. Presentes desde a primeira edição do evento, que aconteceu em 2009, ano que marca também a inauguração do campus, estudantes dos cursos técnicos de Eletrotécnica e Informática têm reunido as conquistas de seus esforços e dedicação.

A 6a edição do evento, iniciada em abril deste ano, já passou pelas fases eliminatórias, compostas de cinco etapas, nas quais os alunos participam on-line, respondendo questões de múltiplas escolhas e tarefas.

Este ano, a ONHB teve um total de 9900 equipes de todo o Brasil inscritas para a competição. Para a final, apenas 305 foram convocadas, dentre as quais sete são do estado do Rio de Janeiro, sendo três equipes do IFFluminense campus Itaperuna.

Das equipes do IFF-Itaperuna, a equipe “A Corte”, composta pelos estudantes Thaynara Freitas, Yasmin Calzolari e Ricardo Zacarias, obteve a melhor pontuação dentre as escolas públicas de toda a Região Sudeste e a equipe “Tríplice do L”, composta por Luciane Ferreira, Lucas Arcanjo e Larissa Coutinho, foi premiada na categoria melhor do estado. Diante dos resultados, as equipes participarão da fase final em Campinas com passagens aéreas custeadas pela ONHB.

A terceira equipe finalista do campus Itaperuna, “Águas Passadas”, conta com a participação dos alunos Matheus de Oliveira, Matheus Werneck e João Vitor Oliveira.

Segundo o professor Fábio Gustavo, orientador das equipes, “mais uma vez nossos alunos têm todo o mérito pela brilhante participação na ONHB, o que já é uma tradição no campus Itaperuna, iniciada pela professora Luciana Machado, e certamente mais medalhas virão para o Noroeste Fluminense”, comenta.

Para Thaynara, “conquistar o 1º lugar do Sudeste, região com o maior número de inscritos na olimpíada, é motivo de orgulho e reconhecimento de todo o esforço da equipe durante as cinco etapas”, destaca.

Luciane comenta sobre a surpresa trazida pelo resultado. “Ficamos surpresos em ter conseguido o título de destaque no estado do Rio de Janeiro. É um orgulho poder representar o IFF e trazer destaque para a Região Noroeste, que apresenta os menores índices de desenvolvimento social e econômico do Estado do RJ”, avalia.

Para Matheus de Oliveira, “participar pela segunda vez da ONHB é uma experiência insubstituível, uma vez que se há a oportunidade de expandir e testar nossos conhecimentos na disciplina de História. Espero que nossas equipes possam trazer medalhas para a nossa instituição”.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 10/06/2014)