CAMPUS ITAPERUNA

Aula de campo

Alunos do IFF Itaperuna fazem visita a Museu de Astronomia e Centro de Tradições Nordestinas, no Rio

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 01/12/2022 14h23, última modificação 01/12/2022 14h26
Viagem reuniu estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio com o objetivo de conhecerem instrumentos utilizados em áreas como navegação, engenharia e astronomia.
Alunos do IFF Itaperuna em viagem ao Rio

Grupo visitou o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna pegaram estrada nesta quarta-feira, 30 de novembro, para uma aula diferente. O grupo embarcou acompanhado de professores para uma viagem rumo ao Rio de Janeiro, onde participaram de visitas guiadas ao Museu de Astronomia e Ciências Afins e ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, ambos localizados no bairro de São Cristóvão.

De acordo com a professora Deborah Horta, o objetivo da viagem foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de estar em contato com instrumentos utilizados em áreas como navegação, engenharia e astronomia, por exemplo, mostrando como a Física, a Matemática e a Geografia podem estar associadas.

"Os alunos puderam observar os instrumentos e perceber como eles foram evoluindo com o passar do tempo. O Museu de Astronomia apresenta diversos materiais que auxiliam na medição da altura das marés, na determinação da localização de astros celestes, na medição de ondas sísmicas e ondas sonoras, entre outros. Há também um modelo antigo de um acelerador de partículas e uma sala dedicada às estações do ano e o movimento da lua e do sol", comentou a professora.

Desde sua instalação na sede do antigo Observatório Nacional, em março de 1985, o Museu guarda um importante acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, arquitetônico e paisagístico ligados à história da atividade científica brasileira. Entre os bens tombados, estão o conjunto arquitetônico e paisagístico do antigo Observatório Nacional e as coleções de instrumentos científicos em exposição.

A passagem dos estudantes e professores pelo Rio de Janeiro terminou com uma visita ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, que fica próximo ao Museu de Astronomia, onde foi possível conhecer o artesanato e comidas típicas do Nordeste, como forma de vivenciar a diversidade cultural do país.